Serviços para Estudante

Email

Serviços de Email disponíveis na UFPE através dos endereços eletrônicos @ufpe.br

1 subcategoria(s)

Email institucional (pessoal e administrativo)

Serviço de endereço de correio eletrônico pessoal (nome.sobrenome@ufpe.br) e administrativo (nome.setor@ufpe.br, para uso das unidades/setores da universidade) com domínio da UFPE.

Redes

Fornece acesso à internet para a Universidade, via rede com ou sem fio. Também fornece acesso externo a serviços e equipamentos restritos à rede da UFPE.

3 subcategoria(s)

Acesso Externo

Disponibiliza acesso a serviços ou equipamentos restritos à rede da UFPE, para usuário conectado fora da Universidade.

Internet Cabeada

Fornece acesso à internet e à todos os recursos da rede UFPE, através de uma rede cabeada na Unidade/Órgão.

Internet Sem Fio (WiFi)

Fornece acesso à internet via rede sem fio.

Serviços:

Segurança da Informação

Serviços relacionados à segurança dos ativos de informação. (Certificado digital, Incidentes de SI).

2 subcategoria(s)

O ICPEdu é o provedor de serviço para emissão de certificados pessoais mantido pela RNP. Através dele são emitidos certificados digitais pessoais para alunos, professores e técnicos administrativos, de forma rápida e automatizada, utilizando as credenciais dos serviços da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). O NTI viabiliza o acesso ao ICPEdu através da Rede CAFe. Desta forma, toda comunidade acadêmica da UFPE está apta a acessá-lo utilizando sua credencial institucional do Ufpe ID (CPF e senha).

Incidentes de SI

Serviços referentes ao tratamento dos incidentes de segurança da informação no âmbito da UFPE.

Sistemas Corporativos

Serviços relacionados aos sistemas de informação da UFPE (ATTENA, CSTIC, SIG@, SIGAA, SISU, Sistema de Estágio, UFPE Mobile, Virtus, SIPAC, SIGRH , SIGAdmin, UFPE ID, Ponto Eletrônico, SigaProcesso, OuveUFPE, Sinalização Digital e SigaEleição).

15 subcategoria(s)

O ATTENA é o repositório institucional da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e tem como missão reunir, armazenar, preservar, divulgar e garantir o acesso confiável e permanente à produção acadêmica e científica da Universidade, em um único ambiente digital.

Sistema de gestão de serviços e atendimento de chamados referentes às demandas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da comunidade acadêmica da UFPE.

O OuveUFPE provê serviços para registro de reclamações, denúncias, críticas, sugestões e elogios para a Ouvidoria-Geral da UFPE. O sistema suporta o processo de comunicação da Universidade com a comunidade, acompanhando a demanda desde seu recebimento até sua efetiva conclusão.

Sistema de gerenciamento integrado do acervo bibliográfico da UFPE. O sistema oferece serviços de consultas, empréstimos, renovações, reservas, materiais pendentes, entre outros.

O Sistema de Informações e Gestão Acadêmica (SIG@), de propriedade da Universidade Federal de Pernambuco, é responsável por gerenciar os processos institucionais de ensino, pesquisa, extensão e gestão com o objetivo de melhorar a eficácia destes processos.

O SIG@Processo provê serviços de registro de processos administrativos em papel (manual) ou totalmente eletrônico, dependendo do tipo do assunto, além de permitir a manipulação do processo por meio da inclusão de documentos, despachos e formulários, sendo possível também a juntada de processos por anexação ou apensação e do arquivamento e desarquivamento.

O SIGAA é o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas que reunirá os processos acadêmicos da universidade. O SIGAA disponibiliza as funcionalidades para a Graduação, Pós-graduação (Stricto e Lato Sensu), Pesquisa e Extensão.

SigaEleição

Sistema de Eleição da UFPE.

Sinalização Digital

O Sinalizacao digital tem como objetivo informar a comunidade acadêmica exibindo notícias e fazendo uso dos totens (TVs disponíveis nos halls dos centros acadêmicos) que devem hospedar esse projeto em seu sistema operacional. Feito em Electron, o Sinalização digital é um aplicativo desktop multiplataforma utilizando html, css e javascript.

O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contrato (SIPAC) provê serviços para a área administrativa da UFPE por meio do gerenciamento de processos de todo o orçamento distribuído no âmbito interno e das requisições que demandam este orçamento. O Sistema de Protocolo é parte do SIPAC. O objetivo é auxiliar a gestão documental na instituição, abrangendo o controle de processos, documentos e memorandos eletrônicos com informações de registro, conteúdo, tramitações e despachos.

SISES é o sistema de estágio da UFPE. A plataforma proporciona a conexão entre estudante, instituição de ensino e empresas, visando a inclusão do aluno no mercado de trabalho através de divulgação de oportunidades, preenchimento online de documentos, acompanhamento de estágios e muito mais.

O SISU é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem.

A UFPE ID é o login integrado que permite o acesso aos serviços de tecnologia da informação e comunicação da UFPE com um único login e senha.

Lançado no início de 2015, o UFPE Mobile, busca ser uma forma portátil e interativa para público ficar por dentro do que acontece dentro e fora da instituição. Para isso, o aplicativo utiliza como base os serviços e informações que estão disponíveis no UFPE ID e projeto VIRTUS, e tem como objetivo ser fácil, prático e informativo.

É um sistema de administração de conteúdo para os sistemas UFPE Mobile e Sinalização Digital,que tem como finalidade principal informar à comunidade acadêmica sobre os serviços que estão disponíveis, por exemplo: cardápio do Restaurante Universitário, notas, ônibus disponíveis, serviços de emergência e outros.

Sites e Portais

Serviços relacionados ao provimento de sites e portais para uso institucional (Portal UFPE, Portal de Periódicos UFPE, Portal de Periódicos CAPES, Sites Complementares da UFPE, Portal da Central de Serviços).

4 subcategoria(s)

Portal da Central de Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPE - CSTIC. Provê informações sobre os serviços de TIC disponíveis para a comunidade acadêmica da UFPE. O Portal traz informações de como solicitar, como relatar problemas/incidentes e uma base de conhecimentos com as perguntas frequentes (FAQs) sobre os principais serviços de TIC.

O Portal de Periódicos da CAPES é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta atualmente com um acervo de mais de 45 mil periódicos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual. O NTI viabiliza o acesso ao portal através da Rede CAFe. Desta forma, toda comunidade acadêmica da UFPE está apta a acessá-lo utilizando sua credencial institucional do Ufpe ID (CPF e senha).

Serviço de hospedagem de revistas eletrônicas disponível no Portal de Periódicos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e que tem como missão reunir, armazenar, preservar, divulgar e garantir o acesso confiável e permanente à produção de revistas acadêmicas e científicas da Universidade, em um único local virtual.

Criação e hospedagem de sites no Portal da UFPE relacionados a cursos, disciplinas, departamentos, centros, Pró­-Reitorias e órgãos suplementares.