O que é?

A Central de Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (CSTIC) é o canal centralizado para as solicitações e acompanhamento dos serviços de TIC oferecidos à comunidade acadêmica da UFPE.    

CSTIC – Solicite. Acompanhe. Resolva.

Nosso Catálogo de Serviços

É o instrumento utilizado para fornecer os serviços de TIC aos seus usuários (comunidade acadêmica da UFPE).

Assim como um cardápio de restaurante permite ao cliente solicitar refeições, o catálogo permite ao usuário solicitar serviços.

Simplificando: é uma lista contendo todos os serviços de TIC que os usuários podem solicitar com orientações sobre a forma de solicitá-los (que informações devo prover?, quem pode solicitar?…) 

Acesse o catálogo de serviços através do site: https://sites.ufpe.br/cstic/catalogo-de-servicos

Vantagens

  • Ser um ponto único de contato para solicitação das demandas de TIC;
  • Fornecer suporte técnico de qualidade, dedicando uma equipe de profissionais especializados para promover suporte aos serviços de TIC;
  • Contribuir para aumentar a satisfação dos clientes e usuários;
  • Gerar  uma padronização no atendimento aos clientes e usuários;
  • Manter os usuários informados sobre a situação de suas requisições;
  • Gerar maior rapidez na resolução das demandas solicitadas;
  • Assegurar o atendimento a todos os registros de chamados.

Mudança para o digital

  • Todos os serviços de TIC, ofertados no Catálogo, devem ser solicitados pela CSTIC através de seus canais de atendimento (Portal Web e Telefone). Registre sempre sua demanda para que seu atendimento possa ser prestado de forma adequada e transparente.
  • Consulte sempre o Catálogo de Serviços para saber o que está sendo ofertado e como a TI poderá lhe ajudar. Assim, você terá sempre as informações mais atuais sobre cada serviço. Como exemplo, o serviço de impressão, que era solicitado através do gestor do contrato em cada Centro, passou a ser atendido de forma unificada pela CSTIC e hoje qualquer solicitação ou notificação de problema deve ser registrada e atendida pela CSTIC.

Ligação com os NATIS

  • Os Núcleos de Apoio à Tecnologia da Informação (NATIs) atuam como uma extensão do NTI, provendo apoio local aos usuários dos serviços de TIC distribuídos pelos diversos prédios da UFPE. Os NATIs são responsáveis pela descentralização dos serviços prestados pela CSTIC, devendo responder aos interesses e necessidades do órgão onde está instalado, mas com total observância técnica e administrativa quanto ao que estabelece o NTI.
  • Logo, mesmo se seu prédio possui um NATI, todas as demandas de TIC devem ser solicitadas pela CSTIC através de seus canais de atendimento (Portal Web ou Telefone). Ao recebermos sua demanda, será feita uma análise e, caso necessário, o atendimento será encaminhado ao NATI responsável. 

O serviço melhorou!

A CSTIC iniciou suas atividades em 2016 e ao longo dos anos veio aperfeiçoando seus processos focando na melhoria do atendimento e na satisfação do cliente. Para isso, várias iniciativas foram implementadas, dentre elas:

  • Criação de mecanismos para viabilizar, acompanhar e agilizar soluções para as solicitações e problemas dos usuários/clientes da UFPE (Comunidade Acadêmica e instituições parceiras externas).
  • Melhoria da comunicação/interação dos usuários com o setor de TI.
  • Através da disseminação do conhecimento, houve a diminuição da ocorrência de incidentes e interrupções, melhorando a continuidade dos serviços prestados pela Universidade.
  • Com isso, tivemos uma melhoria da percepção, por parte dos clientes/usuários, do nível de satisfação com os serviços prestados.

Links úteis

Onde acessar

  • Através do Portal CSTIC em https://cstic.ufpe.br
  • Ligando para 2126-7777
  • Através do atalho no Portal da UFPE.