Reitoria da UFPE. Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária, Recife/PE CEP 50670-901
rpf@ufpe.br

Coronavírus em Xeque #5 – A ciência sob ataque da desinformação

Sete em cada dez brasileiros acreditam em informações falsas sobre o novo coronavírus, segundo estudo da Rede Avaaz publicado no dia 04 de maio. Entre os três países pesquisados, o Brasil teve o maior índice de crença em conteúdos falsos relacionados à pandemia. Muitas dessas mensagens se referem a curas milagrosas, receitas caseiras e dados falsos que tentam descredibilizar orientações das autoridades sanitárias. Os ataques à ciência e as mensagens pseudocientíficas são o foco deste podcast.

Neste episódio:

A professora Carolina Dantas (PPGCOM-UFPE) desmente fake news sobre a qualidade das máscaras distribuídas pelo Ministério da Saúde, além de indicar a plataforma http://saude.gov.br/fakenews.

A pesquisadora Fiocruz Cláudia Galhardi explica quais são os fakes denunciados com maior frequência pelo aplicativo “Eu Fiscalizo“.

A professora Mariana Guenther (UPE) analisa como informações pseudocientíficas são perigosas, no contexto da pandemia, pois podem colocar a saúde das pessoas em risco. O pesquisador Eduardo Amorim (PPGCOM-UFPE) comenta como Donald Trump tem distorcido declarações da comunidade científica, estimulando o clima de incertezas nos Estados Unidos.

O professor Érico Andrade (Filosofia – UFPE) explica como as fake news têm atuado para desconstruir os consensos científicos. Ele também comenta como os fakes que minimizam o número de casos do novo Coronavírus têm negado à população o direito ao luto pelos mortos.

Um estudo realizado por pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas e da Universidade de Cambridge mostra que as falas de Jair Bolsonaro influenciaram a queda nas taxas de isolamento social. A professora Yvana Fechine (PPGCOM-UFPE) explica como o presidente também pode provocar a desinformação ao silenciar sobre a pandemia. Neste trecho do episódio, utilizamos o áudio de uma paródia de Bruno Sartori, a partir da música “A Lua me traiu”, em versão deep fake

Ivo Henrique Dantas (PPGCOM-UFPE) faz um balanço de todas as checagens feitas pela Agência Lupa e pelo Projeto Comprova durante o mês de abril. O relatório está disponível na íntegra no site do Coronavírus em Xeque.

Outras fontes utilizadas neste episódio: