NOTÍCIA | Lançamento do Livro “El Derecho al Agua Como Política Pública en América Latina Una Exploración Teórica y Empírica”

O lançamento do livro foi feito no dia 12 de junho de 2024 na Universidade de Caldas, no Auditório Tulio Gómez Estrada em Manizales, Colômbia, via formato híbrido. As transmissões desse debate foram feitas nas plataformas digitais Facebook e Youtube.

Nesse evento foi discutido o tema “Diálogos sobre el Derecho al Agua en Colombia” contando com a presença de Hildebrando Vélez Galeano, ativista da justiça ambiental e social e PhD em Ciências Ambientais. Em seguida, houve a apresentação do livro “Gobernanza del agua y conflictos ambientales en américa Latina” que contou com a edição de Javier Gonzaga Valencia Hernández, diretor do Centro de Investigaciones CIS.

Logo após, foi debatido o tema “justiça ambiental e conflitos ambientais no setor hidroelétrico do oriente de Caldas”, contando com a presença de Erika Milena Muñoz, do Grupo de Investigación Estudios Jurídicos y Sociojurídicos Universidad de Caldas. Por fim, foi discutido o tema Água, Resistência e Territórios por Javier Murillo, integrante do Movimiento Ambiental Campesino Del Oriente De Caldas (MACO).

Ademais, no dia 16 de julho de 2024, houve outra transmissão via Facebook e Youtube do diálogo sobre o “Direito à Água no Nordeste do Brasil”. Posteriormente, no dia 30 de julho de 2024, foi feito o último debate que teve como tema a “Jornada sobre el Derecho al Agua en Argentina” moderado por Ariel Ocantos, da Universidad Nacional de Rosario.