Segurança Alimentar e Estrangeirização de Terras

Curadora: Mariana Yante

A Curadoria de Segurança Alimentar e Estrangeirização de Terras visa a desenvolver  pesquisas e promover conhecimento relacionado a como as dinâmicas socioeconômicas  locais e internacionais recebem e exercem implicações mútuas sobre a relação entre as  sociedades, a terra e o alimento. A curadoria se utiliza de sua equipe transdisciplinar de  pesquisadores e pesquisadoras, com interesse em temas domésticos e de relações  internacionais, para transcender os muros da universidade. Busca, assim, compreender,  inclusive de forma comparada, como as escolhas produtivas e distributivas, perfis  comunitários e organizacionais da pequena e grande produção, têm implicações para as  relações entre os povos e Estados. Atualmente, o grupo conduz dois projetos centrais,  voltados para o mapeamento da agricultura familiar em Pernambuco e estudo comparativo  de práticas na China e Índia, bem como para o desenvolvimento de estratégias de  recrudescimento das iniciativas locais, sobretudo entre grupos minoritários.

Food Security and Land Foreign Affairs

The Food Security and Land Foreign Affairs Curatorship aims to develop research and  promote knowledge about how local and international socioeconomic dynamics receive and  exercise mutual implications on the relationship between societies, land, and food. The  curatorship uses its transdisciplinary team of researchers interested in domestic and  international relations to transcend the university walls. Thus, it seeks to understand, even in  a comparative way, how productive and distributive choices, commodity, and organizational  profiles of small and large production have implications for the relations between peoples  and states. Currently, the group conducts two central projects, aimed at mapping family  farming in Pernambuco and comparative study of practices in China and India, as well as  developing strategies to increase local initiatives, especially among minority groups.

Seguridad Alimentaria y Extranjería de la Tierra

La Curaduría de Seguridad Alimentaria y Extranjería de Tierras tiene como objetivo desarrollar investigaciones y promover el conocimiento relacionado con cómo las dinámicas socioeconómicas locales e internacionales reciben y ejercen implicaciones mutuas en la relación entre sociedades, tierra y alimentos. La curaduría utiliza su equipo transdisciplinario de investigadores, con interés en temas de relaciones nacionales e internacionales, para trascender los muros de la universidad. Así, se busca comprender, incluso de manera comparativa, cómo las opciones productivas y distributivas, los perfiles mercantilizados y organizativos de la pequeña y gran producción, tienen implicaciones para las relaciones entre pueblos y Estados. Actualmente, el grupo está llevando a cabo dos proyectos centrales, destinados a mapear la agricultura familiar en Pernambuco y un estudio comparativo de prácticas en China e India, así como el desarrollo de estrategias para incrementar las iniciativas locales, especialmente entre los grupos minoritarios.

Bibliografia Básica

CORRÊA, Leonardo (org.). Diálogos sobre o Direito Humano à Alimentação Adequada. Juiz de Fora: Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora, 2019.

MANN, Alana. Global Activism in Food Politics: power shift. Londres: Palgrave Macmillan, 2014. 205 p. (International Relations and Development Series).

MCGREGOR, Andrew; LAW, Lisa; MILLER, Fiona (ed.). Routledge Handbook of Southeast Asian Development. Londres: Routledge, 2018. 446 p.

PULGA, Vanderléia Laodete et al (org.). Mulheres camponesas: semeando agroecologia, colhendo saúde e autonomia. Porto Alegre: Rede Unida, 2018. 269 p.

SANTOS, Maureen; GLASS, Verena (org.). Atlas do Agronegócio: fatos e números sobre as corporações que controlam o que comemos. Rio de Janeiro: Fundação Heinrich Böll Brasil, 2018. 58 p.

SILVA, Marcelo Leal Teles da (org.). Crise sistêmica: veredas estratégicas. São Paulo: Outras Expressões, 2020. 129 p.

VIVERO-POL, José. Food as Commons or Commodity? Exploring the Links between Normative Valuations and Agency in Food Transition. Sustainability, [S.L.], v. 9, n. 3, p. 442, 17 mar. 2017.