Reitoria da UFPE. Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária, Recife/PE CEP 50670-901
rpf@ufpe.br

Desinformação e pandemia

Desinformação e pandemia

Três décadas atrás, as informações só chegavam ao público através da TV, do rádio ou do jornal impresso. Isto mudou. Agora, a qualquer hora e de qualquer lugar, as pessoas têm acesso à informação. Infelizmente, nos últimos anos, junto a esta facilidade também temos experimentado a manipulação da informação.

Em uma crise como a pandemia da Covid-19, novas informações surgem todos os dias, algo comum em se tratando de uma doença nova. Entretanto, pessoas e grupos utilizam notícias falsas ou para interesses políticos ou outros fins. Esse movimento atingiu o mundo inteiro, a ponto de a UNESCO denominá-lo como “desinfodemia”, que significa a disseminação em massa de notícias falsas e rumores que comprometem a credibilidade das explicações oficiais fundamentadas em dados científicos.

Para conversar sobre a desinformação e a Covid-19 o Saúde é o Tema convidou a professora do Departamento de Comunicação Social da UFPE, Cecília Almeida e também o Doutor em Comunicação e pesquisador do projeto Coronavírus em Xeque, Ivo Henrique Dantas.

 

Nenhum comentário

Adicione seu comentário