Reitoria da UFPE. Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária, Recife/PE CEP 50670-901
rpf@ufpe.br

Falsos dilemas

Para que haja um dilema, é preciso que não exista uma alternativa além das apresentadas. Quando a gente fala em falso dilema é porque, evidentemente, existem outras alternativas possíveis, mas que não são levadas em consideração, seja lá qual for o motivo. Ao longo de toda a pandemia provocada pelo novo coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro tem usado e abusado dos falsos dilemas nas lives que faz rotineiramente no Facebook. Quando o presidente diz que nós, brasileiros, temos que escolher entre manter as medidas de distanciamento social ou os empregos está nos colocando, por exemplo, diante de um falso dilema. A professora Yvana Fechine (PPGCOM-UFPE), que tem observado as redes sociais do presidente durante a pandemia, analisa.