Reitoria da UFPE. Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária, Recife/PE CEP 50670-901
rpf@ufpe.br

Balanço das checagens – maio

Balanço das checagens - maio

Balanço das checagens – maio

Ao longo do mês de maio, somados, o projeto Comprova, que reúne mais de vinte veículos de comunicação, e a Agência Lupa analisaram 82 informações falsas ou descontextualizadas que circularam pelas principais plataformas de redes sociais e tinham relação com a pandemia.

Comparativo checagens Abril x Maio

Assim como no mês de abril, a Agência Lupa publicou mais desmentidos do que o Comprova acerca do coronavírus. Em maio, foram 56 materiais analisados da Lupa contra 26 do projeto Comprova. Como nos meses anteriores da pandemia, grande parte da desinformação que circula pela rede tem como pano de fundo a disputa política entre o presidente Jair Bolsonaro e os Governadores. Apesar de mudanças na atenção dada a certos temas, pouco se viu de mudança entre os assuntos que motivaram as notícias falsas ou deturpadas.

Checagens Lupa e Comprova (Maio)

Segundo dados do balanço, os conteúdos observados tiveram como foco reduzir o impacto da pandemia sobre o país, com 38% dos desmentidos abordando o número de casos e óbitos. Essa tendência de crescimento da atenção dada aos números divulgados pelo Ministério da Saúde e Governos Estaduais já havia sido observada nas últimas semanas de abril e se consolidou ao longo do mês de maio. Ao que tudo indica, dificilmente não pautará o debate nesse mês de junho, diante da forte polêmica envolvendo o formato de divulgação desses dados. Quando observados ao longo das semanas, o foco no número de casos se mantém com certa regularidade como um dos principais assuntos dos desmentidos.

Chama a atenção ainda a mudança do discurso sobre a eficiência do isolamento horizontal ou vertical, que passa de objeto principal dos materiais de desinformação a uma consequência do debate sobre o crescimento ou redução no número de casos registrados em todo o país.

 

Nenhum comentário

Adicione seu comentário