Reitoria da UFPE. Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária, Recife/PE CEP 50670-901
rpf@ufpe.br

Coronavírus em Xeque #7 – Mentiras perigosas, verdades artificiais

Mentiras perigosas, verdades artificiais

Coronavírus em Xeque #7 – Mentiras perigosas, verdades artificiais

Precisamos, mais do que nunca, ter responsabilidade com as informações que compartilhamos. Neste episódio do Coronavírus em Xeque, comentamos algumas estratégias utilizadas pela indústria de desinformação, como o uso de robôs e o uso descontextualizado de dados verdadeiros para propagar mentiras sobre o novo Coronavírus.
Contamos com as participações de especialistas de várias áreas.
 
– O professor Leandro Tessler (Unicamp) fala sobre como a taxa de óbito por milhão é uma métrica que esconde a verdade da pandemia no Brasil. 
 
– A professora Yvana Fechine (PPGCOM-UFPE) analisa como as insinuações de Bolsonaro podem fazer a população minimizar a gravidade do vírus e relaxar as medidas de distanciamento físico.
 
– A professora Mariana Guenther (UPE) comenta as evidências científicas sobre a origem do SARS-CoV-2, para refutar teorias da conspiração que associam o vírus a laboratórios em Wuhan, na China. Ela também comenta a controvérsia em torno da cloroquina, recentemente aprovada pelo Ministério da Saúde em um protocolo para pacientes leves.
 
– O estudante de engenharia Fernando Weimer (UFRGS) fala sobre o uso de robôs na propagação de notícias falsas – e como podemos usar as mesmas armas para identificar e desarticular essas redes.
 
– A jornalista Luiza Bodenmüller (Aos Fatos) explica o que é a Fátima, um robô criado pela equipe para auxiliar usuários a checar informações duvidosas sobre a Covid-19.
 
– A jornalista Thays Lavor (Abraji) fala sobre os riscos de criar novas leis para combater fake news, pois essas leis podem abrir brechas contra a liberdade de expressão e de imprensa.
 
– O professor Ulysses Albuquerque (UFPE), coordenador do Manual de enfrentamento às Fake News em tempos de Covid-19 dá dicas para não cair em fake news.
 
 
Fontes consultadas para este episódio:

 

Nenhum comentário

Adicione seu comentário