Reitoria da UFPE. Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária, Recife/PE CEP 50670-901
rpf@ufpe.br

Coronavírus em Xeque #4 – Teorias da conspiração e relaxamento do isolamento social

Coronavírus em Xeque #4 – Teorias da conspiração e relaxamento do isolamento social

Tá cada vez mais difícil acompanhar o mundo. Estamos sendo bombardeados por informações que não parecem fazer sentido. As orientações de organizações de saúde nem sempre estão de acordo com os interesses de políticos e empresários. A ciência está descobrindo coisas novas todos os dias, então é natural que algumas informações pareçam contraditórias. Em meio de tanta desordem, discursos falaciosos e oportunistas podem acabar ganhando espaço.
 
Neste podcast, desmentimos fakes, discutimos teorias da conspiração e conversamos sobre a falsa oposição entre economia e vida, como fazem parecer aqueles que defendem o fim do isolamento social.
 
Neste episódio:
 
A professora Carolina Dantas (PPGCOM-UFPE) desmente o boato de que a intoxicação por álcool em gel pode ser tão perigosa quanto o próprio coronavírus. 
 
A pesquisadora Dayane Machado (Unicamp) fala sobre teorias da conspiração e explica algumas das mais comuns quando se trata de saúde. O trecho foi extraído do podcast Coemergência e gentilmente cedido à nossa equipe. A professora Yvana Fechine (PPGCOM-UFPE) analisa como teorias da conspiração têm aparecido no discurso de membros do governo federal, enquanto o professor Arthur Perrusi (Sociologia, UFPE) explica por que essas narrativas têm tanto apelo.
 
O presidente Bolsonaro tem defendido o fim do isolamento social, num discurso que prega a “salvação” da economia e dos empregos. Os índices de afastamento social têm caído diariamente, aumentando os riscos de contágio. A professora Mariana Guenther (UPE) menciona os riscos desse relaxamento, enquanto Ivo Henrique Dantas (PPCOM-UFPE) identifica uma relação entre os baixos índices no isolamento e o aumento do enfoque da empresa na crise política. Será que essas duas coisas (saúde e economia) são opostas? O professor Policarpo Lima (Economia-UFPE) considera que não. Ele avalia possíveis formas de recuperação da economia a partir de uma postura mais proativa por parte do governo federal. Já Jackeline Natal (Dieese) demonstra como o discurso supostamente em defesa dos empregos na verdade tem sido utilizado para precarizar os direitos do trabalhador.
 
O conteúdo mais bizarro da semana foi verificado com ajuda do E-Farsas: https://www.e-farsas.com/e-verdade-que-o-peido-pode-transmitir-a-covid-19.html

 

Nenhum comentário

Adicione seu comentário