Reitoria da UFPE. Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária, Recife/PE CEP 50670-901
rpf@ufpe.br

Coronavírus em Xeque #3 – O uso político da desinformação e os meios para enfrentá-la

O uso político da desinformação e os meios para enfrentá-la

Coronavírus em Xeque #3 – O uso político da desinformação e os meios para enfrentá-la

A expressão Fake News, de modo muito simplista, quer dizer que uma informação não é verdadeira. Mas nem sempre as coisas são tão preto no branco. Um conteúdo pode nos enganar de maneiras muito diferentes. Neste episódio do Coronavírus em Xeque, reunimos os depoimentos de especialistas que fizeram parte da nossa programação entre 20 a 24 de abril. A discussão, conduzida pela apresentadora Cecília Almeida, passa por diversos pontos que relacionam o novo coronavírus à onda de desinformação, cada vez mais sofisticada e com finalidades políticas. 
 
A professora Yvana Fechine (PPGCOM-UFPE) analisa o uso de “meias verdades” pelo presidente Jair Bolsonaro, para defender o fim do isolamento social. O uso da desinformação por líderes políticos muitas vezes está associado ao que o professor Gabriel Peters (Departamento de Sociologia – UFPE) chama de “política da trollagem”.
A professora do Instituto de Ciências Biológicas da UPE, Mariana Guenther, alerta para as promessas de cura precipitadas e explica os procedimentos científicos para que a gente possa considerar um remédio eficaz e seguro no combate ao coronavírus.
 
Quais os caminhos possíveis de enfrentamento à desinformação, nesse contexto de pandemia? A jornalista Alice de Souza (jornalista do Confere.Aí e do Projeto Comprova) menciona algumas iniciativas globais de checagem de fatos como a rede #CoronavirusFacts, cujo trabalho está disponível no site do Instituto Poynter e no site Chequeado
 
Mas os desmentidos nem sempre chegam a quem deveriam chegar. Discutimos algumas alternativas de enfrentamento das fake news nas periferias, a partir de depoimentos do jornalista Laércio Portela (Marco Zero Conteúdo), do pedagogo André Fidelis (Coletivo Força Tururu) e de Erica do Cardoso (Grupo S.O.L – Sonho, Organização e Luta).
 
Igualmente responsáveis pela propagação de desinformação, as plataformas digitais têm apontado medidas para combatê-la. O pesquisador Ivo Henrique Dantas (PPGCOM-UFPE) explica algumas mudanças implementadas pelo Facebook, enquanto Dayane Machado (Unicamp – Grupo de Estudos da Desinformação em Redes Sociais) analisa por que não podemos confiar que essas empresas farão tudo o possível para minimizar esse problema. Para quem pensa que a solução contra as fake news é a criminalização, a professora de Direito Renata Rolim (UFPB) pondera que essa alternativa pode significar um risco à liberdade de expressão.
 
Para quem está em Pernambuco, o podcast também vai ao ar na Rádio Universitária FM (99,9) e Rádio Paulo Freire (820 AM), às sextas-feiras.

 

Nenhum comentário

Adicione seu comentário