Reitoria da UFPE. Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária, Recife/PE CEP 50670-901
rpf@ufpe.br

Coronavírus em Xeque #2 – Cloroquina, subnotificação, whatsapp e golpes virtuais

Coronavírus em Xeque #2 – Cloroquina, subnotificação, whatsapp e golpes virtuais

Sabemos muito pouco sobre o novo coronavírus. Estamos assistindo à ciência sendo feita em tempo real e isso abre margem para muito achismo, confusão e desinformação. Neste episódio, esclarecemos um pouco da controvérsia da cloroquina/hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19, a partir do depoimento de especialistas da área de saúde.
 
Cláudia Galhardi (Fiocruz) sinaliza que as drogas não são indicadas para a prevenção do vírus e só podem ser usadas sob orientação médica, em pacientes hospitalizados.  
 
A professora Yvana Fechine (PPGCOM-UFPE) analisa como a discussão tem sido instrumentalizada pelo presidente como parte de uma narrativa que se opõe ao isolamento social; enquanto o professor Érico Andrade (Filosofia – UFPE) comenta o papel do ódio na política brasileira. O trecho do áudio utilizado neste episódio pertence a um vídeo do NOZ Coletivo. 
 
Outra questão que tem gerado desinformação é a minimização do vírus. Sobre isso, o pesquisador Eduardo Amorim (PPGCOM-UFPE) comenta como esse discurso contribuiu com o aumento dos casos nos Estados Unidos. Já a professora Carolina Dantas (PPGCOM-UFPE) analisa o risco da subnotificação dos casos aqui no Brasil. Sobre o tema, mencionamos estudos do Núcleo de Operações e Inteligência e Saúde e do portal Covid-19 Brasil, que projetam que o número de casos de infectados no Brasil pode ser de 12 a 15 vezes maior do que o relatado pelas autoridades.
 
O WhatsApp recentemente anunciou mudanças na sua plataforma para combater as fake news. O pesquisador Ivo Henrique Dantas (PPGCOM-UFPE) explica essas mudanças, que podem ajudar a diminuir a velocidade na circulação desses conteúdos.
 
Já a jornalista Alice de Souza (colaboradora do projeto Comprova e desenvolvedora do aplicativo Confere.Ai, junto ao Sistema Jornal do Commercio), analisa como os conteúdos falsos têm ficado cada vez mais sofisticados para nos enganar. Essa sofisticação faz com que qualquer pessoa possa se tornar vítima de golpes virtuais, como o aplicado pelo MBL (Movimento Brasil Livre) para obter doações usando o nome da Fiocruz.
 
 
DISCLAIMER
 
Neste episódio, utilizamos o áudio de uma declaração do imunologista Luiz Vicente Rizzo, dita no dia 11/04, no Bem-Estar, quadro do programa É de Casa, da Rede Globo. 
 
Também citamos a lista falsa das próximas “lives” no Instagram, que citava o cantor Charles Bradley, morto em 2017. A música que toca nesse trecho do episódio chama-se Changes e pode ser ouvida no Spotify.

 

Nenhum comentário

Adicione seu comentário