Professora Raylane Navarro Barreto, junto com Stefane Rodrigues, foi responsável por produzir um capítulo na coletânea “Tecendo Fios: história, memória e educação”, onde encontram-se as mais diversas perspectivas sobre a história da educação no Brasil. O quinto capítulo da obra, o qual a professora participou, é intitulado “Sobre o Plano de Formação de Professores para o Meio Rural: o caso Sergipe”.
Virgínia Renata Villar em parceria com a Professora Viviane de Bona conseguem publicação do artigo “Tecnologias digitais na formação do pedagogo: uma análise das matrizes curriculares vigentes em um curso de Pedagogia”.
Allan Figueiredo em parceria com o professor André Ferreira publicam artigo intitulado “Reflexões sobre a educação do/no MST: marcas de autoria coletiva de um pensamento pedagógico”.
Professora Raylane Navarro Barreto e as alunas de iniciação científica Raquel Barreto e Tayanne Morais organizam livro “Em defesa dos patrimônios rurais de Pernambuco’’. O livro é resultado da produção de alunos do curso de Licenciatura em História da UFPE.
Parceria acadêmica entre Viviane de Bona e Dayse Rodrigues Zchiesche resulta no livro “Docência e temas emergentes: percursos metodológicos nos estudos de representações sociais no campo educacional” publicado pela Editora UFPE.
Professora Catarina Carneiro Gonçalves lança projeto Com Viver – A vida com as crianças, um podcast que trata da relação entre pais e filhos, buscando falar da vida que nasce a partir do encontro dos adultos com as crianças e as transformações trazidas pela maternidade e paternidade. Esta iniciativa une duas de suas paixões: educação e maternidade.
Raphael Guazzelli Valerio (professor pesquisador do GEPIFHRI) publica dois artigos embasados no pensamento do filósofo italiano Giorgio Agamben, um deles em parceria com o professor da UNESP-Marília Pedro Pagni. Os artigos giram em torno de temáticas sobre ética, formação humana e filosofia política.
A Atena editora lançou o e-book Fenomenologia e Cultura: Identidades e Representações Sociais. A produção conta com a participação da Professora Maria da Conceição Silva Lima, na escrita do capítulo 7 intitulado “Sobre processos e elementos presentes nas reconfigurações identitárias de professores homens nos anos iniciais”.
Professora Viviane de Bona (vice coordenadora do GEPIFHRI), participa de Homenagem aos professores do Brasil e do Mundo realizada pelo Centro Paulo Freire – Estudos e Pesquisas, no dia 13 de outubro de 2020.
A Revista História Hoje (referência na área de Ensino de História) integra o professor Arnaldo Martin Szlachta Junior no corpo do conselho consultivo do periódico.
Numa parceria com o Fernando Cézar Bezerra de Andrade a Professora Catarina Carneiro Gonçalves (pesquisadora do GEPIFHRI) publica o livro “DA VIOLÊNCIA À CONVIVÊNCIA: aprendendo e ensinando através dos conflitos na escola”.
Professora Raylane Navarro Barreto e a aluna de Iniciação científica Carliane Lins publicam artigo sobre a médica e militante política Naíde Regueira Teodósio na Revista Diálogo Educacional da PUC-Paraná. Para ler…
Professor Paulo Julião publica artigo “A inserção missionária batista para o Brasil Central a partir de 1925: apontamentos e análises de fontes e referências” na Revista Rever.
Viviane de Bona (Coordenadora do LIPLEI) participa da produção de documento da UNDIME/PE sobre aspectos pedagógicos referente ao atendimento educacional da Educação Infantil no período Pandêmico. Contribuindo na condição de assessora e relatora do documento “Educação em tempos de pandemia: orientações pedagógicas aos municípios – 2020”.
André Ferreira (coordenador da linha de pesquisa movimentos e subjetividades na Educação – GEPIFHRI) em parceria com Max Rodolfo escrevem o capítulo 5: “EXPERIÊNCIAS E LUTAS DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE PERNAMBUCO NO PERÍODO DA TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA (1979-1985)” da obra “Sentidos e Sujeitos: Elementos que dão consistência a história”, publicada pela editora Atena.
“O periódico O Estandarte enquanto veículo de educação presbiteriana entre os anos de 1893 e 1903” é o título da produção do Professor Paulo Julião (pesquisador do GEPIFHRI), publicada na revista “Research, Society and Development”.
Professora Maria da Conceição Silva Lima teve seu projeto de pesquisa “Evasão no curso de Pedagogia da UFPE: uma análise de sua multicausalidade” aprovado pela PROPESQI.
Os docentes Raylane Navarro Barreto (coordenadora do GEPIFHRI) e Arnaldo Martin Szlachta Junior (coordenador do LAEH) integram a comissão do Portal Bicentenário.
A revista “International Journal of Arts and Social Science” publicou o artigo intitulado “Religious Education in Homes and Protestant Mission in Brazil during the Vargas Age” do Professor Paulo Julião em parceria com José Roberto de Souza.
Arnaldo Martin Szlachta (docente pesquisador do GEPIFHRI) participa da mesa “Liberdades e Ensino de História” que ocorreu no XIX Encontro Regional de História da ANPUH PB.
A revista “Kiri-Kerê – Pesquisa em Ensino” publica o artigo ” O processo de inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) na escola pública na visão de familiares, gestores e professores” da professora Maria da Conceição Silva Lima (coordenadora do Coleção GEPIFHRI) em parceria com outras autoras.
Professor Raphael Guazzelli em colaboração com a professora Raylane Navarro Barreto e a estudante de pedagogia Marina Zaidan Nery assumem a editoria da Revista Tópicos Educacionais, revista do Centro de Educação da UFPE.
Viviane de Bona (vice coordenadora do GEPIFHRI) em parceria com outra autora publica o artigo “La perspectiva de los niños sobre a infancia en la generación Z” na “ARTYHUM REVISTA DIGITAL DE ARTES Y HUMANIDADES”