DOCENTES_PESQ (15)

A linha, que subentende uma zona de intersecção entre filosofia da educação e filosofia política, dedica-se ao estudo do conceito de biopolítica e de como este problematiza as noções de formação humana e processo civilizatório na cultura ocidental.

DOCENTES_PESQ (16)

A  presente pesquisa gostaria de avaliar a função da vida nua nos processos de formação humana ocidentais. Parte, portanto, de duas premissas da biopolítica agambenana; uma, todas as sociedades definem os limites de uma vida nua e, por consequência, da boa vida e daquela que pode ser descartada; outra, a Soberania e o Estado são os responsáveis pela cisão original entre uma vida nua e uma vida qualificada. Nossa hipótese de trabalho é de que a vida nua está no centro de todo processo civilizador ocidental, pois concebemos a política como instância produtora da cisão entre vida nua e vida qualificada que, deste modo, apresenta o Estado e a Soberania como dispositivos de formação humana. Na esteira de Agamben que se propõe pensar uma forma-de-vida que desative o dispositivo da cisão uma questão nos anima: seria possível ou desejável perscrutar uma formação humana que fosse anti-estatal e, portanto, anti-processo civilizador?

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6856215619355851

  • Biopolítica
  • formação humana
  • Educação
  • Processo civilizador
  • Ciências Humanas > Educação > Fundamentos da Educação > Filosofia da Educação
  • Educação superior
Maria Clara Marques Izidio Graduação
Luciano Santos de Abreu Graduação
Danilo César de Oliveira Fragoso Graduação
Cláudio de Oliveira Pinheiro Neto Não há formação em andamento
Sara Regina Campelo Dias Dos Santos Graduação
Izaquiel Arruda Siqueira Doutorado
Gabriel de Moura Cavalcanti Graduação