DOCENTES_PESQ (12)

A linha, fundamenta-se nos Estudos Culturais acerca da construção das identidades e dedica-se a pesquisa da correlação entre os múltiplos processos de formação profissional docente.

Raylane Andreza Dias Navarro Barreto

O projeto tem por foco um estudo acerca de elementos motivadores da evasão no curso de Pedagogia, Campi Recife. Tendo como horizonte uma pesquisa documental alinhada a um estudo de caso, a partir dos dados estatísticos obtidos junto à PROGRAD, pretende-se traçar um perfil desse estudante, de maneira a estabelecermos parâmetros iniciais e formarmos nossa amostra de pesquisa. Posteriormente, com base na pesquisa qualitativa, os sujeitos serão identificados, contactados e responderão a questionários semiestruturados que abarcarão perguntas envolvendo aspectos que corroboraram para a saída do curso. Além disso, com o intuito de aprofundamento acerca da multicausalidade, serão realizadas entrevistas em profundidade, com intuito de estabelecermos triangulações entre aspectos internos e externos que culminaram no processo estudado. Delas também farão parte gestores e docentes que atuam nessa licenciatura. Os dados serão analisados à luz da Análise temática de Bardin (2010). Enquanto resultado, esperamos uma análise aprofundada acerca das variáveis que influenciam, e, por vezes, condicionam a saída de estudantes do curso Pedagogia, com intuito de contribuir para futuras pesquisas na área e com políticas e ações no interior da universidade pública para reversão da atual conjuntura, fortalecendo não apenas o acesso como a permanência dos estudantes no Ensino Superior.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1211086958973406

  • Formação Docente
  • Identidade
  • Formação de Professores
  • Estudos Culturais
  • Ciências Humanas > Educação > Formação de professores > Profissão docente
  • Educação superior
Hellen Vitoria de Lima Santos Graduação