DOCENTES_PESQ (19)

A linha de pesquisa, fundamentada principalmente na Teoria das Representações Sociais e dedica-se ao estudo das infâncias e Educação Infantil, considerando a formação da criança como protagonista na produção do conhecimento, nas relações sociais e no uso das tecnologias.

DOCENTES_PESQ (20)

A pesquisa tem como pretensões possibilitar que as crianças sejam protagonistas na produção de conhecimento, posicionando-se quanto às relações que estabelecem com diferentes objetos sociais em sua vida cotidiana, em especial a partir do uso dos artefatos tecnológicos. Adota-se a teoria das representações sociais como fundamento. Utiliza-se uma abordagem que envolve diferentes procedimentos metodológicos tais como: testes de associação livre de palavras, grupo focal e análises documentais, que permitirão o acesso aos sentidos que circulam em torno da infância, analisando como estes sentidos são construídos e organizados. Visa-se identificar a relação entre o ser criança e a constituição de diferentes infâncias a partir do desenvolvimento tecnológico atual.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1031731260412032

DOCENTES_PESQ (11)

Muitas violências se manifestam nas escolas, de modo que atingem a constituição do clima institucional e criam pânico coletivo diante da qualidade das relações que se estabelecem no cotidiano educacional. Quando estas violências se tornam muito evidentes, sendo caracterizadas por massacres que atentam contra vida em grandes proporções, este pânico se evidencia ainda mais fortemente, estabelecendo um cenário de insegurança geral, levando toda a sociedade a assumir formas de interpretação a respeito das violências que acontecem na escola e/ou a atingem. Parte deste mal-estar é registrado e produzido pela cobertura que o jornalismo, de forma cada vez mais imediata, detalhista e repetitiva, faz destes episódios, tratando na categoria de exceção o que tem sido cada vez mais repetitivo. Diante dessa realidade, encontramos muitas análises sobre o fenômeno, expressos via formas de desengajamentos morais através dos quais as pessoas diminuem ou até mesmo refutam o problema, impossibilitando ações em prol de sua superação.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1895935657182946

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  • Ciências Humanas > Educação > Fundamentos da Educação > Sociologia da Educação
  • Educação infantil e ensino fundamental
Naomi Maria dos Santos Carneiro Leão Graduação
Jéssica Vitória da Conceição Justino Graduação
Virginia Renata Vilar da Silva Mestrado
Thamiris Izidoro da Silva Não há formação em andamento