DOCENTES_PESQ (17)

A linha de pesquisa dedica-se aos estudos históricos considerando as relações entre educação e sociedade a partir de processos formativos, relações de poder, práticas e experiências vividas.

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O projeto de investigação interinstitucional de título: A Educação de Mulheres no Brasil ao longo dos séculos XIX e XX, compreende um estudo histórico que se propõe oferecer possibilidades teóricas a serem trilhadas na investigação da realidade brasileira, passando pela construção da trajetória de mulheres, pelo entendimento de sua composição e, dentro dela, suas instâncias formativas, com vistas a mostrar como a relação entre mulheres e educação foi sendo construída numa longa duração. Estão envolvidas 7 instituições em 7 estados brasileiros (SE, RN, CE, PA, MT, RJ, PR) distribuídos pelas cinco regiões do país e conta com a colaboração e consultoria de uma professora de universidade estrangeira (Universidade de Coimbra). Com a pesquisa busca-se, dentre outros aspectos, compor um panorama da educação feminina, localizando-a entre as modalidades de educação existentes e diferenciando-a quanto ao público-alvo, métodos utilizados, manuais, currículos, perspectivas de seus destinatários e o status que essas modalidades adquiriam em uma sociedade com tradições marcadamente patriarcais.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6749653436674174

DOCENTES_PESQ (14)

Em meu problema atual de pesquisa, tenho por objetivo compreender a construção de narrativas, práticas e representações educacionais e políticas de duas igrejas protestantes no Brasil (Batista e Presbiteriana Independente) entre os anos de 1893 e 19301. Parto do princípio, como uma hipótese inicial, que o maior interesse das instituições analisadas seria a construção de uma nova sociedade, tendo os Estados Unidos como exemplo, que se iniciaria a partir da implantação de princípios educacionais norte-americanos adaptados à realidade brasileira de então. Com o recorte temporal da pesquisa abordarei um período que compreende o de fundação do jornal O Estandarte (07 de janeiro de 1893), O Jornal Batista (10 de janeiro de 1901), bem como de boa parte da Primeira República (1889-1930). Trata-se de um contexto com características plurais quanto às questões educacionais no Estado e nas instituições a serem analisadas. Quanto às concepções estatais, é sabido que no período o país passava por transições políticas profundas que levara a intensos debates relativos à educação. A religião entrou nesse debate, pois o tema da laicidade era constantemente solicitado nos periódicos protestantes, uma vez que, mesmo garantido o Estado Leigo, escolas públicas continuavam tendo em padres e freiras seus aportes como mestres, bem como sua condução ideológica e pedagógica.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5895962434614480

DOCENTES_PESQ (10)

O projeto de pesquisa submetido a PROPESQI pretende discutir imagens e os discursos sobre o exótico presente nos livros didáticos de História presentes no Guia PNLD. Para isso consideramos como fontes, edições de livros didáticos distribuídos. Pretendemos verificar livros presentes na coleção PNLD de 2015 a 2018, vamos utilizar aspectos teórico metodológicos do campo do ensino de história, currículo de história, filosofia da história, Antropologia e da História colonial, voltando-se sobre a discussão como aparecem a descrição do outro, o novo humanismo e dignidade humana, para a análise do texto curricular dessas coleções, conforme interpretação das mensagens nucleares presente nos textos didáticos através de proposições, pressupostos, significados e silêncios.

  • Instituições educativas
  • Impressos
  • Educação
  • Intelectuais
  • Ciências Humanas > Educação > Fundamentos da Educação > História da Educação
  • Atividades de apoio à educação

 

Raquel Barreto Nascimento Graduação
Tayanne Adrian Santana Morais da Silva Graduação
Alessandra Maria dos Santos Doutorado
Marina Zaidan Nery Graduação
Saulo Cavalcanti de Menezes Mestrado
Tiago Alexandre da Silva Valle Mestrado
Carliane Maria do Carmo Lins da Natividade Especialização
Thais Barbosa de Siqueira Cavalcanti Graduação
Graciele Maria Coelho de Andrade Gomes Doutorado

Yure Gonçalves da Silva                                       Graduação