André Ferreira

Professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFPE).  Lotado no Departamento de Fundamentos Sócio-filosóficos da Educação (DFSFE/UFPE). Mestre e Doutor em Filosofia da Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Membro Fundador da Sociedade Hegel Brasileira. Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação – SOFIE (2014-2016). Presidente do Centro Paulo Freire – Estudos e Pesquisas (2015-2019). Desenvolveu projetos de pesquisa financiados (CNPq, FACEPE) em Filosofia em Educação e História da Educação. Membro do conselho editorial da Revisa Latinoamericana de Metodologia de La Investigacion Social (Argentina). Parecerista do GT-17 (Filosofia) da ANPEd (2013-2015) e da Revista Filosofia Unisinos. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinar em Formação Humana, Representações e Identidades – GEPIFHRI/UFPE/CNPq.

E-mail: andreferreira@ufpe.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3966877544841288

Arnaldo

Possuí graduação em História (2009) e Mestrado em História Social (2012) pela Universidade Estadual de Londrina, Doutorado em História pela Universidade Estadual de Maringá (2019). Pesquisador da área de Ensino de História, Didática da História e Tecnologias no Ensino de História. Docente da Licenciatura em História, lotado no Departamento de Ensino e Currículo do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Sendo Docente Permanente dos Programas de Pós-Graduação em História (PPGHistória UFPE) e do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória UFPE), é vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em História (PPGHistória UFPE), Editor chefe da Revista Clio de Pesquisa Histórica do PPGHistória UFPE, é coordenador do PIBID da Licenciatura em História da UFPE, coordenador do Laboratório de Aprendizagem e Ensino de História (LAEH – UFPE), coordenador do projeto de Ensino Folhas de História, membro do o Grupo de pesquisa Saberes Históricos: Teoria, Ensino e Mídias do PPGH/UFPE. Faz parte da diretoria da ANPUH Pernambuco, é pertence ao conselho consultivo da Associação Brasileira de Ensino de História ABEH. Tem experiência na área de História, com produções sobre Ensino de História, Livros Didáticos de História, Tecnologias e Ensino de História, Imagens no Ensino de História e Didática da História.

E-mail: arnaldo.szlachta@ufpe.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4661859185167472

Catarina

Pedagoga, possui Mestrado e Doutorado em Educação. Professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), lotada no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) no Centro de Educação (CE). Atua na área de Educação Infantil, desenvolvendo pesquisas em torno do desenvolvimento infantil, com foco para o desenvolvimento moral das crianças. Também desenvolve pesquisas em torno do tema da Convivência Ética na Escola, com foco para a análise das práticas de violência entre pares. É membro do  Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Humana, Representações e Identidades – GEPIFHRI/UFPE/CNPq e vice-coordenadora do Laboratório de Estudos, Pesquisas e Extensão sobre Infâncias e Projetos Lúdicos-educacionais Inclusivos- LIPLEI.

E-mail: catarina.goncalves@ufpe.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1895935657182946

Maria

Professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), lotada no Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional (Daepe), no qual atua na vice chefia. Mestra e Doutora em Educação, com ênfase na Formação de Professores, ambas pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Desenvolve pesquisa e extensão com foco na Identidade Docente, Gestão, Políticas Educacionais e Formação de Professores. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinar em Formação Humana, Representações e Identidades – GEPIFHRI/UFPE/CNPq. Participa do Multiverso: programa de extensão, na coordenação do Coleção GEPIFHRI.

E-mail: maria.conceicaol@ufpe.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1211086958973406

 
Paulo Julião

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (FUNESO-2004), Especialização em Ensino de História das Artes e das Religiões pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE-2006), Mestrado em História Social da Cultura Regional pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE-2010) e Doutorado em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-2016). Como parte do doutorado realizou o Estágio de Pesquisa no Exterior (sandwich), como Pesquisador Visitante Júnior na The University of Texas at Austin, entre março e junho de 2013, tendo sido financiado pela FAPESP. É professor adjunto, com dedicação exclusiva, do Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação, no Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde também participa como pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinar em Formação Humana, Representações e Identidades – GEPIFHRI/UFPE/CNPq. Também participa do Grupo de Pesquisa “História das Religiões e Práticas Culturais” da Universidade de Pernambuco (UPE).

E-mail: paulo.juliao@ufpe.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5895962434614480

Raphael

É professor do Departamento de Fundamentos Sócio Filosóficos da Educação/CE/UFPE, do Mestrado Profissional em Ensino de Filosofia/UFPE e do Mestrado Profissional em Educação Básica/UFPE. Possui Mestrado em Filosofia com ênfase em Filosofia Política pela UNESP e Doutorado em Educação com ênfase em Filosofia da Educação também pela UNESP. É pesquisador do  Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Filosofia – GEPEF/UNESP/CNPq. Pesquisa temas oriundos da Filosofia Política e da Filosofia da Educação provenientes, sobretudo, do pós-estruturalismo e da noção de biopolítica. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinar em Formação Humana, Representações e Identidades – GEPIFHRI/UFPE/CNPq.

E-mail: raphael.guazzelli@ufpe.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6856215619355851

 
Raylane

Possui graduação em Ciências Sociais (2000) e Mestrado em Educação (2004) pela Universidade Federal de Sergipe. Doutorou-se pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e fez o Pós-doutoramento na Universidade de Lisboa, ambos na área de História da Educação. Atualmente é professora do Centro de Educação e do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco, onde também é editora da Revista Tópicos Educacionais, vice-coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Básica e coordena o Multiverso: Programa de Extensão que conta com 6 projetos de extensão com focos em distintos setores da sociedade. É membro do corpo editorial da “Araucaria: Revista Iberoamericana de Filosofía, Política, Humanidades y Relaciones Internacionales” da Universidade de Sevilla e de outras revistas brasileiras. Lidera o Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar em Formação Humana, Representações e Identidades GEPIFHRI/UFPE/CNPq e é membro pesquisador do Grupo Historiar – Pesquisa, Ensino e Extensão em História da Educação da UFMG e do Grupo de Pesquisa Interinstitucional Educação de Mulheres no Brasil da UFRN/UERJ. É membro da Sociedade Brasileira de Historia da Educação e participa de projetos de pesquisa desenvolvidos em rede com outras IES brasileiras. Tem experiência na área de História da Educação e Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Intelectuais da Educação, Instituições Educativas, Educação de mulheres e Metodologia da história oral.

E-mail: raylane.navarro@ufpe.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6749653436674174

Viviane de Bona

Professora do Centro de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco, lotada no Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação – DFSFE. Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Básica da UFPE.  Pedagoga, Mestre em Educação Matemática e Tecnológica e Doutora em Educação, ambas pela UFPE. Desenvolve pesquisa e extensão com foco em Formação de Professores, Educação Infantil, Processos de Ensino e Aprendizagem, Processos Formativos em Espaços não escolares, Infância contemporânea e Representações Sociais. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinar em Formação Humana, Representações e Identidades – GEPIFHRI/UFPE/CNPq. Coordenadora do LIPLEI – Laboratório de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Infâncias e Projetos Lúdico-Educacionais Inclusivos. Participa do Multiverso: programa de extensão, especificamente no projeto “Oficina do Laboratório LIPLEI: Crianças em ação”.

E-mail: viviane.bona@ufpe.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1031731260412032