Docentes e Discentes (8)

O Laboratório de Aprendizagem de Ensino de História (LAEH) parte do pressuposto de que a História nunca é pronta e acabada, mas dinâmica, podendo ser apreendida de maneiras diferentes, reescrita a cada geração e interpretada a partir de pontos de vista historicamente condicionados.

Nesse sentido o LAEH que tem por objetivo proporcionar aos participantes, uma formação docente capaz de contribuir para que o profissional de história seja um sujeito consciente, crítico e que valorize a formação e exercício da docência. Para tanto, será necessária a construção de processos formativos fundamentados na concepção de Currículo Integrado e nas Políticas de Inclusão; formar professores de História com competência técnica para o exercício da profissão, seja pelo domínio dos conteúdos da área da História e seu diálogo com as demais áreas de conhecimento, seja pelo domínio da tarefa pedagógica, conjugando competências para o exercício qualificado do magistério na área da História, superando as dicotomias teoria e prática; conhecimento geral e específico; ciência e técnica, propiciando processos educativos que contribuam para a integração entre as reflexões teóricas e o mundo do trabalho.

2º Webinário do LAEH: Sonhar desperto: formação docente e utopias políticas-educacionais com a Profa. Dra. Caroline Pacievitch – UFRGS.

3º Webnário do LAEH: Cultura História e Cultura política: desafio para a pesquisa em Didática da História como o Prof Dr. Luís Fernando Cerri da UEPG.

4º Webnário do LAEH: Perspectivas discursivas para analisar a aprendizagem da língua escrita na relação com o desenvolvimento do pensamento histórico: língua, cultura e discurso histórico escolar como o Prof Dr. Luís Fernando Cerri da UEPG.