Reitoria da UFPE. Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária, Recife/PE CEP 50670-901
rpf@ufpe.br

Balanço das fake news de abril

Balanço de Fake News de Abril

Balanço das fake news de abril

Por Ivo Henrique Dantas | Doutorando do PPGCOM-UFPE

Ao longo do mês de abril, o projeto Comprova, que reúne mais de vinte veículos de comunicação, e a Agência Lupa analisaram 107 informações falsas ou descontextualizadas que circularam pelas principais plataformas de redes sociais.

Por ter uma ação voltada exclusivamente para a checagem de fatos, enquanto o Comprova é uma iniciativa desenvolvida por veículos que realizam a cobertura diária de acontecimentos, a Agência Lupa foi responsável por grande parte dessas checagens, conseguindo desmentir 84 notícias falsas ao longo do mês de Abril.

No geral, as informações têm sido compartilhadas como forma de alimentar a disputa política entre o Governo Federal e os governadores, focando quase sempre na tentativa de diminuir o impacto da pandemia do covid-19 e das medidas de distanciamento social adotadas em diversos estados.

As fake news observadas seguem os principais eixos de discurso do Presidente Jair Bolsonaro, com promessas de cura a partir do uso da cloroquina, críticas ao distanciamento social como forma de combate a partir da alegação de que a economia deve ser preservada, bem como o questionamento da quantidade de casos confirmados no país. No eixo do discurso oficial, chama a atenção a presença do deputado Osmar Terra, membro da base aliada do Governo Federal, como difusor de algumas das informações falsas ou distorcidas.

Ao longo do mês de abril, as checagens identificaram uma crescente atenção dada ao questionamento do número de casos, começando por imagens descontextualizadas de leitos vazios em hospitais e chegando ao ápice com o questionamento do número de mortes no Amazonas.

 

Nenhum comentário

Adicione seu comentário