PROGRAMA FLORESCER EM PARCERIA COM O HUB EDUCAT

A parceria entre o Programa Florescer e os professores Dr. Marcos Barros e Dra. Auxiliadora Padilha, idealizadores do HUBEducat, vem acontecendo há algum tempo e se consolida cada vez mais através de várias atividades. Estamos em parceria para organização e participação em eventos científicos, orientações de estudantes de pós graduação, realização de oficinas e publicações científicas.

O Programa Florescer foi idealizado pela Dra. Rosangela Vidal, professora da UFRPE, e conta com um time de estudantes e professores parceiros que desejam uma mudança paradigmática do processo de ensino aprendizagem em nosso Brasil. O programa está  baseado na valorização da criatividade e do encantamento, promovendo movimentos que possibilitem uma aprendizagem significativa, visível e contextualizada com a realidade local. Portanto, esse é um projeto pensado em um formato em que, além de realizar pesquisas em ensino nas ciências, é também espaço de intercâmbio de experiências, debate e ambiente formativo para os professores tanto da comunidade acadêmica da UFRPE, como da comunidade externa, através de eventos promovidos pelos membros do programa.

O programa também mantem estudos semanais  e sistemáticos com temáticas variadas relacionadas a pesquisas educacionais, que ocorrem com os colaboradores do laboratório. Hoje, o FLORESCER tem uma parceria inovadora, através de projetos de extensão e de pesquisa ligados a temática da cultura maker e da robótica como potencializadores do letramento cientifico entre estudantes da rede municipal da Prefeitura da cidade de Feira Nova.