Manifesto

O Hub de Criatividade, Empreendedorismo e Inovação Educacionais – Educat, da Diretoria de Inovação UFPE/Positiva, é um dispositivo para promover ações e projetos sobre as temáticas supracitadas, relacionadas, especialmente, com a Educação. A ideia é criar um ecossistema inovador, estimulando e socializando criatividade, educação inovadora e empreendedorismo entre estudantes, profissionais da universidade e demais setores da sociedade.

É papel do Hub, também, imprimir uma cultura empreendedora nas ações de formação de educadores, promovendo parcerias e espaços de socialização e troca de experiências e interesses. Por isso, a principal ação do Hub Educat envolve agregar diversos profissionais, instituições e espaços que trabalhem juntos em busca de apoio formativo, de infraestrutura e de fomento para os criativos empreendedores em educação.

São pressupostos do Hub Educat UFPE:

  • Educação é para todos
  • O ser humano é diverso e livre para ser no mundo 
  • Pluralidade de pensamentos
  • Aprendizagem Colaborativa
  • Inovação Pedagógica
  • Criatividade
  • Empreendedorismo
  • Engajamento Estudantil
  • Engajamento Docente
  • Cultura Digital
  • Os Ambientes de aprendizagem devem ser dinâmicos e flexíveis
  • Desenvolvimento de Habilidades Emocionais

A efetivação de um Hub de inovação voltado para ações educacionais também responde à iniciativa da UFPE em relação à Resolução Nº 02 de 2019, que institui a Política de Inovação da UFPE, com base no Decreto nº 9.283/2018, na Lei nº 10.973/2004 e na Lei nº 13.243/2016. Essa resolução da UFPE diz, entre outras coisas, que “compete à universidade desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão, com vistas à inovação, à internacionalização e à interação com a sociedade, visando o desenvolvimento do país, em articulação com os poderes públicos e com a iniciativa privada”.

Este dispositivo da Universidade Federal de Pernambuco se propõe a contribuir para a mudança de paradigma educacional da UFPE, em primeiro lugar, e de outras instituições de ensino do estado de Pernambuco e também do Brasil.

A UFPE está entre as 36 universidades brasileiras consideradas mais importantes no mundo inteiro. Considerando as finalidades da UFPE, em seu regimento, e o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, o Hub Educat vem agregar aos dispositivos de inovação da UFPE, através da Diretoria de Inovação – Positiva, o seu potencial de ações para a melhoria da qualidade da educação, pesquisa e extensão na Universidade.

O incentivo ao empreendedorismo na educação parte do desejo de contribuir para criar e colaborar com iniciativas sustentáveis de educação além de promover a discussão sobre a educação empreendedora mais emancipatória e cidadã. Neste sentido, o Hub Educat pretende colaborar com a comunidade acadêmica, seja docentes, estudantes e demais funcionários para fomentar um ecossistema educacional inovador, condizente com a UFPE e com os tempos que estamos vivendo.

 

Coordenadores do Hub

Marcos Alexandre de Melo Barros – marcos.ambarros@ufpe.br

Maria Auxiliadora Padilha Soares – maria.apadilha@ufpe.br

 

Colaboradores

Ana Fávia

Ana Paula Oliveira

Arlaine Araújo

Dalvaneide Araújo

Ernandes Nascimento

Fausto Muniz

Fredson Murilo

Gleize Barros

Isabel Brito

Jéssica Oliveira

Juarez Oliveira

Júlia Calheiros

Márcia Nogueira

Maria do Carmo Catunda

Maria Helena Cavalcanti

Marina Jacinto

Natanael Silva

Pedro Rodrigues

Pollyana Andrade

Renata Holanda

Rosângela Vidal

Silas Nascimento

Thiago Nunes

 

Parceiros

Prática.Edu

Grupo de Extensão ProiDigital

Grupo de Extensão ReDEC

Grupo de Pesquisa Educat

Laberer

GERE – Grupo de Estudos em Recursos para Educação

 

Colaboradores Institucionais

Portal Educação Emocional

Programa Florescer – UFRPE

Super Classe Consultoria

Ernandes Rodrigues

Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa

Educando Junto

Coletivo Educat

NTI Feira Nova

Incentífico

Atualize Saúde

 

Redes Municipais

Feira Nova

Glória de Goitá

Betânia

 

Apoio

Centro de Educação da UFPE 

Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática – UFPE CAA

Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica (Edumatec) – UFPE