Projeto do Hub Educat irá estudar e oferecer ferramentas para apoiar EAD na UFPE

Já está em funcionamento a Rede de Vivências em Inclusão Digital da UFPE, projeto de extensão que vai criar uma plataforma online e buscar implementar ferramentas que auxiliem professores, estudantes e técnicos da Universidade Federal de Pernambuco envolvidos no Ensino à Distância (EAD). Coordenada pelos professores Marcos Barros, Auxiliadora Soares e Verônica Gitirana, que fazem parte do Hub de Criatividade, Empreendedorismo e Inovação Educacionais – Educat,  o Revid terá foco principal 1.000 graduandos que estão recebendo tablets, para facilitar o acompanhamento das atividades não presenciais de seus cursos.

A criação da rede é uma das respostas na UFPE à chegada do Covid-19 e todos os impactos que isso gerou na comunidade acadêmica, mas também uma necessidade em um momento que a EAD se torna realidade para cada vez mais pessoas. As instituições educativas precisaram rapidamente dar uma efetiva resposta às necessidades de adaptar a educação presencial ao ensino remoto. O Hub Educat, da Diretoria de Inovação UFPE/Positiva, foi escolhido para sediar essa iniciativa por ser um dispositivo para promover ações e projetos educacionais.

A ideia do Hub Educat é criar um ecossistema inovador, estimulando e socializando criatividade, educação inovadora e empreendedorismo entre estudantes, profissionais da universidade e demais setores da sociedade. Uma equipe multidisciplinar foi escolhida para tocar o Revid UFPE junto a estudantes, professores e técnicos de todos os campi. Além de graduandos dos campos de Caruaru e Recife, doutorandos das áreas de Comunicação, Design e Tecnologia foram escolhidos para tornar a iniciativa conhecida dentro e fora da UFPE e desenvolver ferramentas como um portal, que irá reunir informações importantes sobre a EAD e auxiliar nesta adaptação à nova realidade.

O Revid UFPE está desenvolvendo propostas didáticas e ações de intervenção com envolvimento de estudantes de graduação e pós-graduação da UFPE, que poderão ser replicadas em outras instituições. Trata-se de uma experiência piloto que leva em conta a importância de melhor articulação das ações de ensino, pesquisa e extensão às de inovação. Além de acompanhar os estudantes e desenvolver ferramentas, a equipe do Hub Educat pretende criar uma estratégia replicável em outras instituições, que seja sustentável, inédita e provoque mudanças paradigmáticas na cultura das universidades.