Jornal de Literatura Asiática – 4° Edição
Chegamos à 4ª edição do Jornal de Literatura Asiática (volume 2, nº 2). Nessa edição recebemos presentes inestimáveis. Entre eles, as fotografias de Lúcia Puglia diretamente da China, cuja riqueza de cores e de luminosidade remetem ao Ano do Dragão.
Também passamos a ter como correspondente internacional, Wagner Dantas, tradutor, analista de relações internacionais e jornalista brasileiro, atualmente mestrando em Comunicação na Universidade de Hubei, em Wuhan, na China. Dantas compartilhará com o Jornal de Literatura Asiática (e seus leitores) suas impressões sobre a Ásia e seus diálogos com essa cultura tão diversificada.
Na entrevista da edição, a professora de língua árabe, Nardin Banna, aponta os desafios do aprendizado da língua árabe, sua beleza e distinção fonética. Tanto na língua espanhola quanto na língua portuguesa, é considerável a influência do idioma árabe, como bem explica a professa Nardin Banna.
Wagner Dantas apresenta os auspícios para o Ano Novo Chinês, analisando os discursos do presidente Xi Jinping durante a virada do ano de 2023 para 2024 e seu discurso durante o jantar de Gala do Festival da Primavera. Finaliza sua percepção apresentando um infográfico comparativo das projeções de crescimento econômico global (taxa de crescimento estimada do PIB em 2024), dados da OCDE, Fundo Monetário Internacional e Goldman Sachs.
Apresentaremos, também, a obra primorosa intitulada O “Perigo Amarelo” nos dias atuais: reflexões de uma nova geração. O livro foi organizado por Hugo Katsuo e Edylene Severiano, lançado pelo CaminhoS – Selo de Estudos Asiáticos e prefaciado pela socióloga Flávia Rios, e reúne artigos acadêmicos e relatos ensaísticos, escritos por pessoas pesquisadoras e artistas brasileiras de ascendência leste-asiática, sobre a racialização amarela no Brasil contemporâneo.
E para os apaixonados por literatura sul-coreana, as pesquisadoras associadas à Curadoria de Literatura Asiática (CEÁSIA/UFPE), Ana Clara Assis (Minhas Gerais – Brasil) e Maria Luíza Mello (Laval – França), apresentam “O desafio de garantir acessibilidade à literatura sul-coreana para os não falantes do idioma”.
Não percam as indicações literárias apresentadas pelas pesquisadoras.
Por fim, faremos uma homenagem especial aos pesquisadores Alexsandro Pizziolo pela defesa da dissertação e obtenção do título de mestre; e a pesquisadora Marcia Luiza Cruz Aguirre, que teve seu trabalho selecionado para apresentação nos EUA, no XVII Congresso da Brazilian Studies Association – BRASA, que visa promover estudos sobre o Brasil, intitulado “Distribuição Regional do Conteúdo de Uso da Terra Implícito na Produção e Comércio Brasileiro”.
Boa Leitura!
Simone Martins, editora do Jornal de Literatura Asiática.
Acesse em:
https://drive.google.com/file/d/1NJgDOUP1APLlPUwHRgveLcqgvmtKgkox/view?usp=drive_link
Nenhum comentário