UFPE outorga título de Doutor Honoris Causa a pensador francês Edgar Morin
O antropólogo, sociólogo e filósofo francês Edgar Morin é o novo doutor honoris causa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O título foi outorgado em sessão solene realizada na manhã de hoje (15), no Auditório João Alfredo, localizado na Reitoria da UFPE. O evento contou com transmissão ao vivo pela internet, e pode ser assistido na íntegra no canal da Universidade no YouTube.
Para o reitor Alfredo Gomes, que presidiu a sessão solene, Edgar Morin é um dos maiores pensadores das Humanidades, das Ciências Sociais e das questões mais urgentes enfrentadas na atualidade. “A Universidade Federal de Pernambuco se sente extremamente honrada por fazer a concessão desse título a um pensador crítico, reflexivo, e que tem uma grande contribuição para a história e sobrevivência da humanidade e também para a subsistência do planeta”, completou o reitor.
“Estarmos juntos nessa homenagem ao grande pensador Edgar Morin nos fortalece e enriquece. A história de vida e de conhecimento produzido por ele simboliza, com uma clarividência sem precedentes, as premissas nas quais nosso CEA se apoia a serviço da Universidade”, disse a professora Maria de Jesus Brito Leite, coordenadora-geral do Centro de Estudos Avançados (CEA) da UFPE. Maria de Jesus foi a responsável pelo discurso panegírico, no qual ressaltou a questão do afeto presente na obra de Morin. “Essa homenagem não tem sabor de missão cumprida. Ao contrário, tem sabor de retomada, de recomeço, e ecoa o compromisso assumido pela UFPE de dar substância ao princípio do afeto como aquele capaz de manter acesa a consciência que é responsável por nossa existência”, completou.
Nenhum comentário