Política, Pandemia e Amazônia: para falar sobre queimadas, deve-se tratar desses temas juntos

A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo, com existência de fauna e flora que só podem ser encontradas ali. Ela é responsável por absorver enorme quantidade dióxido de carbono mundialmente, gás tóxico ao homem quando inalado em grandes quantidades e um dos principais gases responsáveis pelo aquecimento global¹. Todavia, as notícias sobre queimadas na Amazônia não param, principalmente neste momento de pandemia.

A empresa Planet, sediada em San Francisco, no Estado americano da Califórnia, divulgou um vídeo a BBC News sobre o desmatamento de um trecho da Amazônia em três anos². A cada mês, percebe-se uma graduação do desmatamento no trecho, intensificada nos meses de abril e de maio de 2020, no momento de quarentena rigorosa.

Bastou o tema do desmatamento ser deixado de lado no contexto geral por causa da urgência de se tratar da pandemia, que oportunistas se aproveitaram para desmatar trechos da Amazônia. O relaxamento do governo federal concernente a salvaguarda deste bem é outro tema está totalmente ligado ao assunto.

É urgente a necessidade de prospectar um futuro político e ambiental unido e consciente, e traçar medidas para construir hoje este futuro.


¹ Por que os incêndios da Amazônia espalham crise pelo mundo? Disponível em <https://noticias.r7.com/brasil/por-que-os-incendios-da-amazonia-espalham-crise-pelo-mundo-25082019>. Acesso em 30 de novembro de 2020

² Imagens aceleradas de satélite mostram 3 anos de desmatamento em trecho da Amazônia. Disponível em <https://www.bbc.com/portuguese/geral-54725608>. Acesso em 30 de novembro de 2020

Nenhum comentário

Adicione seu comentário