Povos Indígenas e Covid-19: Ameaça à sobrevivência e aos territórios de suas tribos

Qual a situação dos povos nativos do Brasil com relação a esta pandemia do novo coronavírus? Como fica a defesa de seus territórios, bem como a saúde de sua população?

De acordo com a reportagem de Sarah Cozzolino ¹, há atualmente uma subnotificação dos casos de índios infectados pelo vírus. Esta informação pode ser confirmada pela ‘Plataforma de monitoramento da situação indígena na pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil’, a Covid-19 e os povos indígenas², onde é relatado que, atualmente, não há monitoramento dos casos de Covid-19 em indígenas que vivem nas cidades.

Na mesma reportagem, Sarah relata que a invasão de grileiros, madeireiros e mineiros nos territórios indígenas têm se intensificado, uma vez que as forças governamentais não tem fiscalizado bem os territórios indígenas no momento.

Como será o futuro dos povos indígenas pós-pandemia? Como estará a sua população? Reduzida significativamente, ameaçando mais a sua existência e fragilizando mais a defesa de seus territórios? E seus territórios, mais reduzidos e explorados? Devemos não somente prospectar o futuro, mas entrar em ação hoje para gerar futuros possíveis. Uma das formas de atuarmos para a preservação desses povos e de seus territórios, é apoiando as diversas ações que estão sendo realizadas em prol deles. Na plataforma do governo federal já citada, encontramos diversas iniciativas cadastradas, nas quais podemos atuar e colaborar.


¹ Reportagem de Sarah Cozzolino. Povos indígenas buscam se isolar com aumento de casos de coronavírus na Amazônia. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/rfi/2020/05/13/povos-indigenas-buscam-se-isolar-com-aumento-de-casos-de-coronavirus-na-amazonia.htm). Acessada em 21 de maio de 2020.

² Covid-19 e os povos indígenas, plataforma de monitoramento da situação indígena na pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil. Disponível em: https://covid19.socioambiental.org/. Acesso em 21 de maio de 2020

 

Comentários: 1

  1. My family members always say that I am wasting my time here at web, however I know I am getting familiarity every day by reading thes pleasant articles or reviews.|

Adicione seu comentário