Fórum Brasil: A questão agrária e o problema indígena

Nenhuma descrição de foto disponível.

Existe no mínimo uma incompreensão e uma ignorância da importância de serem preservados modos de vida que são diretamente relacionados ao quotidiano no campo e não ao dia-a-dia das cidades, que nos acostumamos a vivenciar. Enquanto em várias partes do mundo essa preservação é algo até sagrado; enquanto de várias partes do Planeta ecoam as vozes do movimento BEN VIVIR, que retoma os conhecimentos dos povos que sabem viver respeitando a natureza, preservando a vida no Planeta, as relações humanas mais significativas, no nosso Brasil dos últimos tempos, vimos assistindo um sistemático modo de acabar com essa forma de existência, que perdura entre nossos indígenas e nossos quilombolas. Seja pela via da violência explícita – a queima de escolas e bibliotecas rurais, e, pior, a morte de indígenas e quilombolas é uma expressão dessa via – seja pelo caminho tortuoso do faz de conta da modernidade, que tenta arrastar índios e quilombolas para trabalhos que não só descaracterizam esses mesmos modos de vida que necessitam ser cuidados, como os exterminam sem necessariamente matá-los, mas que de todos os modos os faz desaparecer,
porque deixa de existir esse tipo de viver.

Com eles, correm o risco de desaparecer matas, florestas, conhecimentos de medicina natural, técnicas agrícolas, relações sociais e familiares que são hoje uma exceção e um locus de saber. Como não cruzar os braços diante desta imensa perda que corremos o risco de ter? Como tratar esses modos de existir como patrimônios duplos, porque são, de fato e de direito,patrimônio material e patrimônio imaterial ao mesmo tempo?

Essas e outras reflexões nós podemos construir juntos, no dia 22, no Instituto Futuro. (14h no Auditório 1 da Biblioteca Central da UFPE)

Uma das “janelas” de comunicação do Instituto Futuro, o Forum Brasil se propõe a ser um observador do que acontece em nosso País e o tema agrário e indígena, é um desses temas emergentes que precisam ser encarados, discutidos, buscados caminhos para garantir o bem viver do Brasil, mas também do mundo, já que hoje, enfim, temos a consciência de que somos uma grande e única rede biológica que é afetada drasticamente a cada vez que se danifica uma apenas (!) das linhas que conformam essa grande “teia da vida”.

 

Comentários: 1

  1. Bernardo disse:

    Os índios não usavam nem ,a href=”https://aspanelas.com.br/como-comprar-panela-de-ceramica/” target=”_blank” title=”panela cerâmica” rel=”follow noopener”>panelas de cerâmica, quem dirá usarem um relógio inteligente, não é mesmo? O que esperar do futuro deste povo sem educação?

Adicione seu comentário