“O museu é uma escola: o artista aprende a se comunicar o público aprende a estabelecer conexões”, diz Luiz Camnitzer

Crítico e pedagogo Luis Camnitzer em uma entrevista para a select comenta a importância de repensar o futuro dos museus. Para ele, este é o momento ideal de criar uma nova conceitualização de suas funções no ato de servir para a sociedade. Assim os museus devem apropriar-se da responsabilidade de educar que vem a ser mais importante do que apenas colecionar, estabelecendo uma nova comunicação com o público, pois, o seu compromisso não é meramente para a apreciação de uma plateia que conheça as obras que estão sendo expostas, mas sim, contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade criativa e melhor.
No atual contexto de pandemia, vimos demonstrações disso com muitos museus fazendo exposições e migrando suas atividades para o online, que é uma ótima forma de se reinventar. Camnitzer acredita que a arte tem a capacidade de criar conexões e tem uma função coletiva, assim como a educação, e essas quando bem relacionadas e compreendidas tem o mesmo papel e missão.

Veja a entrevista na integra através dos link, além de outros palestrantes no seminario da seLecT de Arte e Educação
<https://www.select.art.br/educar-e-mais-importante-do-que-colecionar/?testelink> <https://www.youtube.com/watch?v=scG5PKSuXUQ>

Nenhum comentário

Adicione seu comentário