Pandemia e Meio Ambiente: transformações na natureza e na percepção do homem sobre ela

Imagem: Mohd Zakir/Hindustan Times via Getty Images

O isolamento social em todo o mundo devido a pandemia do Covid-19 tem causado grandes mudanças, e algumas delas estão relacionadas à natureza e à percepção do homem sobre ela.

Pesquisadores da Universidade da Columbia revelaram a BBC dados que demonstram que, a medida que a pandemia tem se espalhado, o ar tem se tornado menos poluído, e há menor emissão de CO2¹. Os animais também passam a ficar menos inibidos de ocupar os espaços urbanos, visto que há menos ruído e movimento de pessoas e veículos. O site da Uol registrou fotografias de cabras, pavões, bufalos, e diversos outros animais, caminhando nas ruas de várias cidades do mundo².

Encontramos estas mudanças também no Brasil. Em Pernambuco, por exemplo, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) fez também uma publicação demonstrando que a emissão de gases poluentes, como CO2 e NO2, no Complexo Industrial Portuário de Suape, diminuiu em 15%. A agência também compilou registros de capivaras e pássaros encontrados no ambiente urbano pela população ³. Por meio dessa coletânea de registros, observa-se que a percepção do homem com relação a natureza também mudou. Com o isolamento, as pessoas estão parando mais para apreciar a paisagem e os animais que já ocupavam as cidades. Um exemplo mais claro, são o das borboletas amarelas nas ruas vazias do Recife 4.

Diante de tais transformações na natureza e na percepção do homem dela, temos refletido sobre a importância de sua preservação e dos benefícios de uma relação saudável e comunicativa com ela? A pandemia transformou o ambiente em que vivemos, e nos deu novos olhos para observar a natureza; devemos continuar fazendo bom uso desses olhos no porvir.


¹ Coronavirus: Air pollution and CO2 fall rapidly as virus spreads. Disponível em <https://www.bbc.com/news/science-environment-51944780>. Acesso em 10 de Junho de 2020.

² Durante quarentena, animais ocupam ruas de centros urbanos pelo mundo. Disponível em <https://noticias.uol.com.br/album/2020/04/22/durante-quarentena-animais-saem-as-ruas-em-centros-urbanos-pelo-mundo.htm?mode=list&foto=9>. Acesso em 10 de Junho de 2020.

³ Vidas que se revelam durante a pandemia. Disponível em <http://www.cprh.pe.gov.br/home/43955;33948;10;4353;38976.asp>. Acesso em 10 de Junho de 2020.

4Depois das chuvas, as borboletas: revoadas colorem ruas vazias do Recife. Disponível em <https://jc.ne10.uol.com.br/pernambuco/2020/03/5603778-depois-das-chuvas—as-borboletas–revoadas-colorem-ruas-vazias-do-recife.html>. Acesso em 10 de Junho de 2020.

Comentários: 2

  1. Elena Rocha disse:

    Parabéns pelo excelente conteúdo.
    Engenharia em Estaqueamento, Brasil – BR

  2. Impressionada com o conteúdo desse site, muito bom!
    Será Posso Somente Parar de Pagar meu Consorcio, São Paulo – SP

Adicione seu comentário