Av. Arquitetura, s/n, Cidade Universitária - Recife, PE
coordenacao.ceerma@ufpe.br
+55 (81) 2126 7112

Pesquisadores da UFPE publicam artigos sobre a covid-19

Pesquisadores da UFPE têm dois artigos sobre a covid-19 publicados em periódicos internacionais de alto impacto. Entre os autores dos trabalhos está o professor Márcio Moura do Departamento de Engenharia de Produção, coordenador do PRH 38.1 e membro do CEERMA.

O primeiro trabalho, intitulado “A Probabilistic Epidemiological Model for Infectious Diseases: the case of COVID-19 at global-level” foi aceito no periódico Risk Analysis (Qualis A1 em Engenharias III e Saúde Coletiva). O principal foco do artigo foi avaliar quantitativamente, em nível global, como medidas de combate (como distanciamento social e restrição de voos) mitigam os riscos de uma explosão no número de casos no mundo todo.

Em seguida, o artigo “Risk-based cost-benefit analysis of alternative vaccines against COVID-19 in Brazil: CoronaVac vs. AstraZeneca vs. Pfizer”, aceito no Vaccine (ainda não avaliado em Engenharias III; Qualis A1 em Saúde Coletiva; Qualis A2 em Medicina I, II e III), realiza uma análise de custo-benefício entre as principais marcas de vacinas utilizadas no Brasil, levando em conta o benefício (em termos de probabilidade de a população atingir a imunidade coletiva dentro de seis meses) e o custo (em termos custo financeiro para aquisição de lotes de vacinas e em termos de número esperado de mortes). Os resultados reforçam a necessidade de vacinação para se atingir a imunidade coletiva, uma vez que é improvável que esse nível seja atingido só com a imunização adquirida a partir da infecção.

Estes artigos são resultantes do projeto de pesquisa “A Novel Quantitative Ecological and Microbial Risk Assessment Methodology”, sem financiamento, coordenado pelo professor Heitor Duarte. O projeto trata da melhoria contínua de uma metodologia inovadora para avaliação de riscos, com aplicações interdisciplinares, incluindo não só aplicações na área de Saúde Coletiva, mas também na indústria do petróleo, transporte marítimo e conservação de áreas protegidas.

Fonte: ASCOM – UFPE

Nenhum comentário

Adicione seu comentário