Av. Arquitetura, s/n, Cidade Universitária - Recife, PE
coordenacao.ceerma@ufpe.br
+55 (81) 2126 7112

Notícias

Centro de Estudos e Ensaios em Risco e Modelagem Ambiental

EDITAL 02 / 2024

Processo Seletivo para Cadastro de Reserva para Desenvolvimento de Projeto de Pesquisa. O Centro de Estudos e Ensaios em Risco e Modelagem Ambiental (CEERMA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) publica o Edital de N.º 02/2024 – Processo Seletivo para Cadastro de Reserva para Desenvolvimento de Projeto de Pesquisa. Neste edital, serão ofertadas 1 (vaga) …

EDITAL N. 01/2024 – Processo Seletivo

O Centro de Estudos e Ensaios em Risco e Modelagem Ambiental (CEERMA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) publica o seu Edital de N.º 01/2024 – Processo Seletivo para Contratação de RPAs para Desenvolvimento de Projeto de Pesquisa. Neste edital, serão ofertadas 5 (cinco) vagas para profissionais de nível superior de áreas relacionadas a Ciências …

Em Pernambuco, MCTI lança Centro de Síntese em Mudanças Ambientais e Climáticas

Projeto estruturado pela área de clima da pasta ministerial será responsável por sintetizar dados sobre o tema para subsidiar estratégias governamentais O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lançou nesta quinta-feira (23), na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Centro de Síntese em Mudanças Ambientais e Climáticas (SIMAClim). O projeto conduzido pela Rede CLIMA, …

Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, visita a UFPE e conhece projetos

O potencial da produção científica das universidades para promover melhorias na vida da população brasileira, e lidar com assuntos urgentes como as mudanças climáticas, foi um tema que permeou a visita da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na manhã de ontem (23). Ela tem participado de …

Seminário de cooperação bilateral Docean-Geomar reúne pesquisadores de vários países na UFPE

O vice-reitor Moacyr Araújo participou do evento, antes da apresentação de trabalhos e troca de experiências   O Departamento de Oceanografia (Docean) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Centro Helmholtz de Pesquisa Oceânica (Geomar) promoveram, hoje (8), o II Workshop Brazil-Germany Cooperation in Ocean Science and Technology: Research and Capacity Building e também …

Estudantes de graduação e de pós-graduação em Oceanografia da UFPE visitam embarcação em expedição mundial contra a poluição plástica

Navio fica atracado no Porto do Recife até o dia 12 de maio Estudantes de graduação e da pós-graduação em Oceanografia da UFPE visitaram a embarcação Plastic Odyssey, que atracou no Porto do Recife, no dia 28 de abril, como parte da expedição mundial de combate à poluição do plástico nos oceanos. Essa será sua …

Livro “Economia Azul: vetor para o desenvolvimento do Brasil” está disponível gratuitamente no site da Marinha

Conceitos, métodos e práticas referentes a atividades econômicas realizadas nos oceanos e áreas costeiras são discutidos no livro “Economia Azul: vetor para o desenvolvimento do Brasil”, que está disponível para leitura e download gratuitos pelo site da Marinha do Brasil. O professor do Departamento de Oceanografia e vice-reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Moacyr …

Mensagem de Natal 2022

Feliz Natal e um próspero Ano Novo!!!!

Projeto Mephysto e o Programa Antártico Brasileiro por prof. Moacyr Araújo

Roupas apropriadas para temperaturas abaixo de zero, condições climáticas que exigem muita perícia em alto-mar e diversos equipamentos para pesquisas científicas na água e no ar. Esses são alguns dos elementos que fazem parte da rotina dos pesquisadores brasileiros envolvidos no Programa Antártico Brasileiro (Proantar). Entre os integrantes do grupo na 41ª Operação Antártica está …