ARTIGO DE OPINIÃO | A “escada social” pela ótica dos K-dramas: o aspecto educacional sul-coreano e sua importância no país
Autora: Eduarda Christine Souza Pucci
Os K-dramas possuem uma enorme voz e presença tanto no meio social sul-coreano quanto no meio internacional, sendo uma representação das questões políticas, econômicas e sociais com a utilização de temas importantes que podem ser levados a debate, entre eles, a “escada social” ou mobilidade/ascensão social. Nessas representações audiovisuais a educação se apresenta como uma forma de crescimento na sociedade e melhora de vida, tornando-se uma questão central, além de apresentar temas adjacentes que mesclam saúde mental, situação econômica e outros que se entremeiam na questão educacional.
O valor educacional de um país, como a Coreia do Sul, pode ser marcado pelas políticas de transformação e de desenvolvimento empreendidas no pós-Segunda Guerra e aperfeiçoadas no período do Milagre Econômico ou Milagre do Rio Han (1961 e 1997), tornando o país um dos primeiros nos índices educacionais. Esse valor ainda pode ser encontrado no âmbito cultural, em que “[…] a educação na Coreia do Sul foi profundamente influenciada pelo forte compromisso cultural das famílias, que buscavam incessantemente a excelência acadêmica para seus filhos” (Crespo, 2024, p. 2). Esse aspecto cultural é algo visto em comum na maioria dos K-dramas que envolvem situações cotidianas como parte da trama principal, em que o esforço e a cobrança, por mais que de forma velada, ainda é algo muito presente no meio familiar sul-coreano.
A busca pela excelência no meio educacional pode levar a grandes oportunidades e melhores condições de vida, porém, nem sempre a realidade é essa, como no K-drama Daily Dose of Sunshine (2023), em que um dos personagens da trama, um dos pacientes da ala psiquiátrica, desenvolveu um transtorno por conta da alta demanda dos estudos que ele realizava. Esse personagem, pela cobrança e as tentativas falhas de passar no concurso público, acaba tendo um fim trágico, o suícidio, por não conseguir viver fora do hospital e encarar a realidade, em um momento de alta. Outro exemplo é o K-drama Crash Course in Romance (2023), cujo enredo se passa no meio escolar e dos cursinhos, e mostra a alta competitividade em conseguir vagas no melhor curso pré-vestibular de Seul.
Voltando aos dados históricos, o aspecto educacional teve uma iniciativa de investimento no governo autoritário de Park Chung-hee (1961-1979), o primeiro general no comando da ditadura civil-militar que a Coreia do Sul teve. No governo Park, com a mudança da ruralização para a industrialização, foi preciso uma mudança também no setor de empregos, acarretando em uma demanda maior de pessoas com mão de obra especializada, e para isso foi preciso investir em métodos educacionais, como criação de escolas e universidades. Dessa forma, “as instituições de ensino aumentaram em quantidade, abrangendo mais a população coreana, chegando nos interiores, onde o ensino formal outrora não chegava” (Francez, 2021, p. 43). Essas práticas se intensificaram no momento do milagre econômico e a facilidade do acesso ao meio educacional fez com que esse fosse um meio importante e central de ascensão de cada degrau da “escada social”.
A educação sul-coreana com o passar do tempo começou a ocupar lugares de discussão, porque, por mais que seja uma das melhores, é também uma das mais concorridas e mais desafiadoras. E por conter essas especificações ela gerou mais consequências: a boa é a possível melhora de vida, e a ruim é que pode gerar problemas de saúde mental por conta da demanda. Além disso, indo em direção aos K-dramas, um dos efeitos desse sistema educacional é a permanência desse modus operacional e competitivo, ir pro mercado de trabalho e resultar nos trabalhadores workaholic – ou seja, viciados em ser sempre o melhor e não saber dar lugar para vida pessoal. Essa representação pode ser vista, por exemplo, no K-drama Love Next Door (2024), em que uma das personagens principais, Bae Seok-ryu (interpretada pela atriz Jung So-min), apresenta esse modus e é mal vista quando esse processo de trabalho é desenvolvido em uma empresa fora da Coreia do Sul. Além disso, esse K-drama também explicita o aspecto cultural citado acima, em que as famílias projetam o sucesso em cima dos filhos e os tornam estudantes e pessoas que precisam sempre levar os melhores resultados para que a família possa mudar a escala social.
Esses exemplos de K-dramas relacionados aqui são apenas alguns dos vários que apresentam essa temática educacional, que pode ser vista por diferentes óticas. Para além das representações dramáticas, MVs (videocliples) de grupos de K-pop também debatem esse tema e trazem questionamentos sobre até onde pode ir essa competitividade. Como o sistema educacional pode se tornar uma atividade que não apaga a subjetividade das pessoas, tornando-as apenas números simbólicos do desenvolvimento de um país? Essa e outras perguntas podem ser realizadas, pois esse ainda é um problema atual e que demanda respostas e debates acerca da operacionalização da educação e seus efeitos.
Referências:
CRESPO, Igor Soares. Políticas de educação e desenvolvimento socioeconômico na Coreia do Sul: uma revisão crítica. 2024. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/279134/001210921.pdf?sequence=1&isAllowed=y.
FRANCEZ, Pedro Antonio Saraiva de Carvalho et al. A educação e o Milagre econômico do Rio Han na Coreia do Sul (1961-1990). 2021. Disponível em: https://repositorio.ufes.br/server/api/core/bitstreams/c9e3099d-1934-4cc9-8647-a706a7f73eb9/content.
SOBRE A AUTORA
Possui graduação em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atualmente é produtora de textos do Painel Olhar da Associação B-Armys Acadêmicas e também atua como pesquisadora associada à Curadoria de Estudos Coreanos promovido pela Coordenadoria de Estudos de Ásia do Centro de Estudos Avançados – CEA/UFPE .Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea , atuando principalmente nos seguintes temas: audiovisual, história político-cultural e ditadura sul-coreana. Email: eduardapucci3@gmail.com
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