NOTÍCIA | CEA promove live sobre questões relacionadas ao trabalho infantil

NOTÍCIA | CEA promove live sobre questões relacionadas ao trabalho infantil

A coordenadoria de Estudos de Futuro, em parceria com a Curadoria de Migrações e Direitos Humanos, promoveram no dia 10 de julho, às 19h00, a live: Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.


Na live, trouxemos um olhar de três pesquisadoras de excelência na temática de trabalho infantil, com destaque para o dia 12 de junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.


Palestraram as convidadas Deborah Grajzer, Pesquisadora e Doutora em Educação pela UFSC, especialista em Migração Infantil e Assistente de Projetos na OIM, e Maria Odete, Juíza do Trabalho e Gestora do Comitê de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem.


Na ocasião, a live contou também com a participação de Michelli Lima, que era Advogada e Mestra em Direitos Humanos; ela foi a mediadora e a debatedora.


Neste sentido, o contexto da live, na fala da palestrante juíza Maria Odete de Araujo, teve como foco apresentar o ciclo de degradação que decorre a partir do trabalho infantil, considerando que as pesquisas estatísticas demonstram que a grande parte dos trabalhadores adultos escravizados no Brasil teve a vivência do trabalho infantil.


Mediante este cenário, trouxemos dados de vulnerabilidade, como a questão da raça e da formação educacional formal; analisamos o panorama do cenário do trabalho infantil no Brasil, seguido da apresentação das políticas públicas realizadas aqui e na justiça do trabalho.


Segundo a palestrante, à medida que o mundo enfrentava mudanças no clima e nos padrões sociais, havia um reconhecimento crescente da necessidade de abordagens inovadoras que promovam o desenvolvimento sustentável em um cenário de emergência climática.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário