NOTÍCIA | Exposição fotográfica “A Cultura Marítima Pesqueira em Pernambuco” da Fundaj chega ao Campus Recife da UFPE

Texto elaborado pela Assessoria de Comunicação da FUNDAJ

Mostra sobre a cultura da pesca artesanal chega à Biblioteca Central da UFPE, de 23/09 a 13/11.

As jangadas, as ondas e expressões culturais únicas compõem o universo particular da pesca artesanal, foco da exposição “A Cultura Marítima Pesqueira em Pernambuco”. Realizada pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), a mostra itinerante chega agora ao Hall da Biblioteca Central da Universidade Federal de Pernambuco, aberta à visitação de 23 de setembro a 13 de novembro, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h.

A exposição foi exibida pela primeira vez em 2023, no Campus Gilberto Freyre da Fundação, como parte do VI Seminário Pesca Artesanal e Sustentabilidade Socioambiental: dialogando com a agroecologia. Trata-se de uma articulação da Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes) e da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca) da Fundaj, com apoio do Ministério da Pesca e Aquicultura.

“[A exposição] foi uma oportunidade de trazer uma temática que é presente na pesquisa da Fundaj já há pelo menos duas décadas, articulando com essa perspectiva mais cultural do Acervo da Dimeca”, destaca Edneida Cavalcanti, coordenadora da Diretoria. “Acho que isso foi muito prazeroso e talvez dê uma dimensão dessa peculiaridade e potencial que temos institucionalmente de termos vertentes da pesquisa social, da pesquisa socioecológica, da cultura e da formação”, pontua.

A mostra deriva da pesquisa de Rita de Cássia Araújo, historiadora e pesquisadora da Fundaj, e da bolsista Luiza Araújo, que compõem a equipe de curadoria. Trata-se de uma iniciativa de interesse socioambiental, com diferentes olhares sobre fazeres e rituais da pesca artesanal no estado e as pessoas que a materializam, por meio de obras de fotógrafos profissionais e amadores.

Concebida como uma exposição itinerante entre organizações parceiras, a exibição “A Cultura Marítima Pesqueira em Pernambuco” chega agora à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que se junta à equipe de realização. A curadora Rita de Cássia Araújo destaca a montagem da exposição à universidade como uma reafirmação do compromisso da Fundaj e da UFPE com a preservação da memória social, o meio-ambiente e os povos tradicionais.

“A exposição possibilita ao público, antes de tudo, deixar-se enlevar pelas belas imagens fotográficas, como também a exercitar o olhar sobre os tempos presente e passado. Fazê-la circular pela UFPE, em especial, exibi-la à comunidade acadêmica em um de seus núcleos centrais, em um espaço privilegiado como o da Biblioteca Central e do Memorial Denis Bernardes, é muito importante”, aponta.

As fotos selecionadas para a exposição mostram homens e mulheres em Pernambuco com a vida enraizada na pesca marítima artesanal, entre 1890 e 1980. As 18 imagens foram selecionadas com base em centenas de fotografias disponíveis no acervo da Coordenação-Geral de Estudos da História Brasileira (Cehibra) da Dimeca.

Também é interesse da exposição mostrar os significados presentes no olhar dos fotógrafos, que não estavam inseridos na realidade da pesca artesanal, sobre a comunidade que trabalha com o mar. “Move-nos, principalmente, a intenção de provocar nossos modos de ver e de nos relacionarmos com as diferenças de classe, raça e cultura, relação que, historicamente, resulta na construção de alteridades, de diferenciação entre o ‘eu’, o ‘nós’ e os ‘outros’ socioculturais”, destaca a curadora.

A exposição integra o projeto “Petróleo e Povos da Pesca Artesanal: Enfrentando o Racismo e Injustiça Ambiental”, convênio entre o Ministério da Pesca e Aquicultura e a UFPE, por meio da coordenação do Centro de Estudos Avançados (CEA) e a Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA).

“A Cultura Marítima Pesqueira em Pernambuco” é uma iniciativa da Fundaj, da UFPE, do Ministério da Pesca e da Aquicultura e do Ministério da Educação. A realização conta com o apoio do Núcleo de Comunicação Caranguejo-Uça, do Espaço de Pesquisa e Cultura das Relações Étnico-Raciais da Biblioteca Central da UFPE (EPCRER), e do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB).

Serviço:

Exposição “A Cultura Marítima Pesqueira em Pernambuco”

De 23 de setembro a 13 de novembro, com visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Hall da Biblioteca Central da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Campus Universitário Reitor Joaquim Amazonas

Av. Reitor Joaquim Amazonas – Cidade Universitária, Recife – PE