ARTIGO DE OPINIÃO | Debates sobre bullying a partir de produções televisivas da Coreia do Sul

ARTIGO DE OPINIÃO | Debates sobre bullying a partir de produções televisivas da Coreia do Sul

Autor: Maria Vanusa Sousa Melo
E-mail: vanusamelo98@gmail.com
Imagem: Campanha de conscientização pública para prevenir a violência
escolar

O bullying pode acontecer tanto de forma direta quanto indireta. Apesar das diversas formas, todas estão relacionadas à violência física ou psicológica, praticada por uma única pessoa ou por um grupo de pessoas contra uma ou mais pessoas. Sendo assim, algumas características dessa situação são insultos, isolamento, humilhação, xingamentos, intimidação  (Portella, 2021).

Por ser um assunto presente em todo mundo, o bullying ocorre nos mais variados ambientes da sociedade. Particularmente no contexto escolar, tais ações violentas são vistas como comportamentos intrínsecos a esse ambiente. As vítimas submetidas a estas circunstâncias têm o seu bem-estar comprometido, principalmente quando sua condição é ignorada tanto pelos colegas quanto pelos professores e pais (Carvalho; Viana, 2023).

Dessa maneira, a Coreia do Sul tem investido em suas produções televisivas, com alcance em larga escala, dada a sua ascensão global, em especial os K-dramas (Korean dramas), que têm abordado cada vez mais esse tema. Por causa disso, é válido ressaltar dois K-dramas e um longa-metragem que trabalham a questão do Bullying no âmbito escolar. “Weak Hero Class 1” foi  lançado em 2022 e conta a história de Si-eun, um estudante focado nos estudos, mas que se torna vítima de bullying em seu colégio. Essa produção é constituída por cenas fortes de violências verbal, psicológica e física, que retratam as proporções que o bullying pode chegar dentro e fora do ambiente escolar. 

Assim como apresentado na ficção, o bullying embora tenha uma presença enraizada em espaços escolares também se faz presente em outros ambientes, sendo protagonizado por diferentes classes sociais, proximidade ou até mesmo parentesco familiar. O drama aborda a realidade de vítimas de bullying de forma realista, sem filtros. Essa abordagem que se assemelha a situações reais, sem buscar mascarar ou amenizar os fatos é crucial para alertar e conscientizar a sociedade para a prevenção do bullying nas diversas esferas sociais. 

 

Figura 1 – K-drama Weak Hero Class 1

     Fonte: https://www.imdb.com/title/tt20234568/?ref_=nv_sr_srsg_0_tt_2_nm_0_q_weak%2520hero%2520class%25201.

 

“A Lição”, com lançamento em 2022, teve grande debate envolvendo a temática. A produção conta a história de Dong-eun, que teve sua vida transformada pelos traumas sofridos na adolescência, que além de psicológicos também foram físicos, marcados pelas cicatrizes das queimaduras no corpo da protagonista. No decorrer dos episódios a protagonista coloca em prática o seu plano de vingança contra seus agressores. 

O drama ficou conhecido mundialmente por trazer a violência escolar e o bullying para o centro de discussões sobre o assunto, não apenas na Coreia do Sul, mas também em outros países, tendo em vista a grande audiência do mesmo. Composto por cenas marcantes de forte teor traumático, principalmente, para a protagonista, evidenciando que as consequências advindas do bullying perpassam a adolescência até a vida adulta, sejam estas psicológicas ou físicas.

Figura 2 – K-drama A Lição

     Fonte: https://www.imdb.com/title/tt21344706/?ref_=tt_mv_close.


E por último, temos o filme “Brave Citizen”, lançado no ano de 2023, que retrata como o bullying escolar pode levar as suas vítimas ao extremo. O longa-metragem acompanha So Si Min, uma ex-campeã de boxe que atualmente trabalha como professora substituta do Ensino Médio, e que mesmo com seu trabalho em jogo busca justiça para as vítimas de bullying.

O qual salienta a relevância de uma rede de apoio e prevenção, que as vítimas de bullying possam contar. No filme mesmo quando colegas, professores, gestão escolar e pais/responsáveis fecham seus olhos para os atos de violência no contexto escolar, uma professora decide lidar com tais situações mesmo que isso arisque perder seu emprego. Decisão esta tomada ao presenciar as vítimas atingirem seu esgotamento extremo tanto físico quanto mental. O que infelizmente, também acontece fora da ficção. 


Figura 3 – Filme Brave Citizen

Fonte: https://www.boxofficemojo.com/title/tt22505214/?ref_=bo_tt_tab#tabs

Desse modo, sendo recebido de forma positiva pela crítica desde as primeiras exibições em festivais de cinema em 2022, o K-Drama “Weak Hero Class 1” conquistou dois prêmios de Best New Actor a Park Ji Hoon (ator que interpreta, Si-eun, o protagonista do drama) e outro de Original OTT (Produções originais lançadas através da Internet, como as plataformas de streaming) (Nery, 2023). Enquanto após o lançamento dos episódios restantes da primeira temporada na Netflix, “A Lição” se consagrou como a série mais popular globalmente, alcançando o 1º lugar no Global Top 10 de séries de língua não inglesa em 91 países (Netflix, 2023).

Assim como os K-dramas mencionados, o filme “Brave Citizen” desempenha um papel significativo na ampliação do debate sobre o bullying na sociedade coreana, alcançando uma audiência global de $2.116.112 em bilheteria (IMDbpro, 2023).

Nesse sentido, frente aos impactos causados pelo bullying no meio acadêmico, o Governo sul-coreano tem buscado medidas de combate e prevenção ao bullying. Entre as quais é possível mencionar a inclusão de registros de bullying nas admissões regulares das universidades, assim como reforça o apoio às vítimas (Rashid, 2023). Além de promover em parceria com o Ministério da Educação “Campanha de Conscientização Pública para Prevenir a Violência Escolar”, através da qual visam a prevenção e conscientização pública para disseminar a cultura de não violência nas escolas.  (Ministry of Education, 2023).

 

REFERÊNCIAS 


A LIÇÃO. IMDb, 2022. Disponível em: https://www.imdb.com/title/tt21344706/?ref_=tt_mv_close. Acesso em: 19 dez. 2023.


BRAVE CITIZEN. IMDb, 2023. Disponível em: https://www.imdb.com/title/tt22505214/?ref_=tt_mv_close. Acesso em: 19 dez. 2023.


IMDBPRO. Brave Citizen. Box Office Mojo, 2023. Disponível em: https://www.boxofficemojo.com/title/tt22505214/?ref_=bo_tt_tab#tabs. Acesso em: 15 mar. 2024.


CARVALHO, J. D.; VIANA, T. V. O público-alvo da educação especial no ensino superior: bullying e saúde mental. Revista Poíesis Pedagógica, v. 21, n. Publicação contínua, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/74614. Acesso em: 18 nov. 2023.


CHO, Y. J. ‘The Glory’ becomes most popular show on Netflix globally. Korea JoongAng Daily, 2023. Disponível em: https://koreajoongangdaily.joins.com/2023/03/14/entertainment/television/Korea-The-Glory-Theglory/20230314171532795.html. Acesso em: 14 mar. 2024.


WEAK HERO CLASS 1. IMDb, 2022. Disponível em: https://www.imdb.com/title/tt20234568/?ref_=nv_sr_srsg_0_tt_2_nm_0_q_weak%2520hero%2520class%25201. Acesso em: 19 dez. 2023.


MINISTRY OF EDUCATION, Public awareness campaign to prevent school violence. Ministry of Education, 2023. Disponível em: https://english.moe.go.kr/boardCnts/viewRenewal.do?boardID=254&boardSeq=94483&lev=0&s=english&m=0202&opType=N. Acesso em: 14 mar. 2024.


NERY, A. Conheça “Weak Hero Class 1”, série premiada que ganhará 2ª temporada pela Netflix. K4US, 2023. Disponível em: https://k4us.com.br/conheca-weak-hero-class-1-serie-premiada-que-ganhara-2a-temporada-pela-netflix/. Acesso em: 14 mar. 2024.


GLOBAL TOP 10. Netflix, 2023. Disponível em: https://www.netflix.com/tudum/top10/tv-non-english?week=2023-03-19. Acesso em: 14 mar. 2024.


PORTELLA, M. V. O bullying no ambiente escolar, 2021. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/30257/1/2021_MatheusValadaresPortella_tcc.pdf. Acesso em: 18 nov. 2023.


RASHID, R. ‘We torment others’: the dark side of South Korean school life. The Guardian, 2023. Disponível em: https://www.theguardian.com/world/2023/jun/07/we-torment-others-the-dark-side-of-south-korean-school-life-bullying-school-violence. Acesso em: 19 dez. 2023.



Maria Vanusa Sousa Melo

Graduanda do Curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Canindé. Integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional (NiAVe). Pesquisadora associada à Curadoria de Estudos Coreanos, da Coordenadoria de Estudos da Ásia (CEÁSIA-UFPE).




 

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