ARTIGO DE OPINIÃO | O Papel Chave da Indústria Naval na Transformação Econômica da Coreia do Sul

ARTIGO DE OPINIÃO | O Papel Chave da Indústria Naval na Transformação Econômica da Coreia do Sul

SILVA, Maria Eduarda Costa

Imagem: AEWON, KIM. South Korean shipbuilders enjoy jump in new orders. Nikkei Asia. Disponível em <https://asia.nikkei.com/Business/Transportation/South-Korean-shipbuilders-enjoy-jump-in-new-orders>. Acesso em: 20 nov. 2023.

A indústria naval foi de extrema importância para o desenvolvimento industrial e econômico da Coreia do Sul. Em um período de duas décadas, o país era uma das nações mais pobres do mundo, esteve envolvido em um dos conflitos mais sangrentos da Guerra Fria para se tornar um dos maiores produtores de navios em termos de participação no mercado global e tecnologia. No final dos anos 70, a Coreia tinha um PIB per capta de U$323,00, com uma economia predominante rural. Contudo, com o objetivo de impulsionar o crescimento da produção e das exportações, o governo coreano mudou o foco de plano de desenvolvimento das indústrias intensivas em mão de obra para indústrias focadas em capital (TAN, 2020, SHIN, CICCANTELL, 2009).

Inspirando – se nos planos estratégicos implementados pelos japoneses, a Coreia do Sul construiu lentamente a sua indústria naval desde a década de 1970, com um forte apoio estatal. O ramo foi identificado pelo governo como uma área estratégica, que poderia desencadear ganhos secundários. Para eles, a indústria naval poderia impulsionar o crescimento de instalações de produção de maquinaria pesada e desempenhar um papel crucial na expansão dos setores comerciais e militar, que estão intrinsicamente relacionados com as indústrias do aço, eletrônica, logística, serviços portuários, indústrias marítimas, não metálicas e de máquinas. Bem como, a indústria teria capacidade de investir em diferentes tipos de navios como os transportadores, graneleiros, de uso militar entre outros (TAN, 2020, SHIN, CICCANTELL, 2009).

Dessa forma, durante o governo de Park Chung Hee, foi adotado o modelo de cooperação entre o governo e o setor privado a fim de impulsionar o desenvolvimento. A colaboração consistia no Estado orientando a direção e o ritmo de crescimento das grandes empresas privadas, enquanto facilitava as condições econômicas para os conglomerados atingirem as metas de produção e exportação estabelecidas. Uma das formas mais fáceis de tais empreendimentos conseguirem empréstimos foi a partir dos bancos públicos, que eram controlados pelo ministro das finanças, sendo assim, os grandes projetos só saíam do papel após a aprovação governamental. (TAN, 2020, SHIN, CICCANTELL, 2009).

Um dos exemplos mais notórios da ajuda direta do Estado foi o empresário Chung Ju Yong, o fundador da Hyundai Heavy Industrie, que foi selecionado para estabelecer uma companhia de indústria naval. Sem nenhum conhecimento no ramo, Chung fundou a empresa em Ulsan em 1972. Hoje, a empresa é número um no ramo. Logo em seguida, o governo coreano anunciou o “plano de promoção da indústria a longo prazo”, no qual o objetivo era que a indústria de construção naval do país atendesse à demanda interna, bem como, visasse exportar diversas embarcações no comércio internacional. Dessa forma, com a ajuda governamental, diversos estaleiros foram construídos em todo o território (TAN, 2020, SHIN, 2019).

Ademais, é importante relatar que a década de 70 e 80 foi marcada por uma dura repressão governamental nos movimentos trabalhistas, que favoreceu a política de baixos salários e longas horas de trabalho. Com o choque do petróleo, o governo inspecionava os empregadores para que eles não demitissem os seus trabalhadores, a fim de evitar uma interrupção no fluxo de produção. Além disso, os próprios estaleiros das grandes empresas constantemente capacitavam os técnicos, que adquiriram mais conhecimento ao longo da sua jornada nessas empresas navais. Ainda, foi feito uma reforma educacional desde o ensino fundamental até a pós-graduação com objetivo de formar uma mão de obra capacitada para as indústrias coreanas. Tais fatores supracitados contribuíram para aumentar a competitividade do negócio (TAN, 2020, SONG, 2012, SHIN, 2019).

Os esforços do governo vieram a colher frutos ao longo das décadas de 1970 a 1980, quando o país finalmente assumiu a posição de liderança de construtores navais no final dos anos 90. Apesar da China ter ultrapassado a Coreia do Sul na quantidade de vendas, as empresas sul coreanas ainda lideram o ranking das maiores empresas de indústria naval, seja de valor ou no número de inovação tecnológica. Entre os principais produtores vale destacar a Hyndai Heavy Industries, Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering e Samsung Heavy Industries, todas estabelecidas no top 5 de maiores produtoras do ramo. A indústria naval sul coreana, além de ser um dos carros chaves das exportações sul coreanas, em 2020 contribuiu cerca de US$ 1,6 trilhão para os cofres públicos, aproximadamente 10% do PIB do país (ORBITSHUB, 2023; TAN, 2020, MARITIME FAIRTRADE, 2021).

REFERÊNCIAS

MARITIME FAIRTRADE. A Quick Guide to South Korea’s Maritime Industry. Disponível em: <https://maritimefairtrade.org/quick-guide-south-koreas-maritimeindustry/#:~:text=The%20South%20Korean%20government%20estimated,and%20marine%20biotechnology%2C%20among%20others.>. Acesso em: 20 nov. 2023.

ORBITSHUB. Top 10 Shipyard Companies in the World in 2023. Orbitshub. Disponível em <https://orbitshub.com/top-10-shipyard-companies-in-the-world-in2023/>. Acesso em: 28 out. 2023.

SHIN, K.; CICCANTELL, P. S. The Steel and Shipbuilding Industries of South Korea: Rising East Asia and Globalization. Journal of World-Systems Research, v. XV, n. 2, p. 167–192, 2009.

SHIN, W. South Korean Government ’s policy on the shipbuilding industry : transformation from the industrial policy of developmental state towards neo-liberal one. Anuario CEEED, v. 12, n. 11, p. 351–387, 2019.

SONG, S. Growth and Technological Development of the Korean Shipbuilding Industry. STI Policy Review, v. 2, n. 4, p. 55–65, 2012.

TAN, S. K. State Support and Competitiveness of Industry: Case of Shipbuilding Industry in Korea. International Journal of East Asian Studies, v. 9, n. 1, p. 48–60, 2020

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