Live | Sexo, ouro e poder
Imagem: Jeferson Alves da Silva
O Centro de Estudos Avançados (CEA) da UFPE, por meio da curadoria Migrações e Direitos Humanos, promove a live “Sexo, ouro e poder”. O debate evidencia como as dinâmicas de gênero são afetadas pela corrida do ouro na América Latina. A live foi transmitida na segunda-feira (14), às 19h, e está disponível no canal do YouTube da Coordenadoria Futuro.
A debatedora Daniela Santos Nunes de Rodrigues é doutoranda em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A organizadora e palestrante da ocasião será Leticia Fernanda de Souza Rodrigues, doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Está por sua vez, realizará o sorteio de dois exemplares do seu livro “Mineração ilegal e Segurança Ambiental em Regiões Amazônicas”.
Através das experiências e histórias de mulheres indígenas, busca-se compreender como a mineração do ouro é mediada por relações de resistência e territorialidade, e como as mulheres tecem suas próprias autonomias em resposta à dinâmica instaurada pela corrida do ouro. Especial atenção é dada ao modo como as mulheres andinas configuram suas próprias dinâmicas de gênero e constroem sua própria territorialidade no contexto da mineração de ouro.
Nenhum comentário