Palestra e Lançamento do Livro “Os sete saberes necessários à educação sobre as mudanças climáticas”

Imagem: Adriel Felipe de Oliveira

É com muita satisfação que o Centro de Estudos Avançados da Universidade Federal de Pernambuco, através da Coordenadoria de Futuro, convida a comunidade acadêmica e o público geral ao evento de lançamento do livro “Os sete saberes necessários à educação sobre mudanças climáticas”, do professor pesquisador Alfredo Pena-Vega. Na ocasião, o autor também promoverá uma palestra para tratar de seu livro.

Apesar dos esforços de intelectuais face aos desafios da aceleração do aquecimento global, a tarefa parece grande demais. Preenchendo a necessidade urgente de reflexões acerca dos efeitos das alterações climáticas, o livro de Alfredo mostra que a realidade exige desenvolvimentos em múltiplas escalas. No ensaio, o autor decifra a paisagem cognitiva e antropológica das alterações climáticas com base nos princípios fundamentais propostos por Edgar Morin em “Os sete saberes necessários à educação do futuro”.

O evento acontecerá no dia 15 de junho, às 16h, no Anfiteatro Iracema Lima Pires Ferreira, no Centro de Educação, da Universidade Federal de Pernambuco.

Alfredo Pena-Veja (PhD) – professor pesquisador em Socioecologia em Instituto de Antropologia Política (IAP) – Centro Edgar Morin – CNRS/EHESS – é professor de “Incerteza e seus riscos” na Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais (EHESS) no Universidade de Nantes, no Campus Caen do Instituto de Estudos Políticos de Paris (Science Po), e na Escola Superior de Engenharia de Poitiers. Atualmente, é diretor científico do projeto de pesquisa e ação internacional “O Pacto da Juventude Global pelo Clima” (GYCP), nomeado pelo congressista El Sheikh, durante a COP27, em 2022.

Link de inscrição: https://forms.gle/wj76B5KVHFmpF1MK6