Live | A relação entre o acolhimento do cotidiano das universidades

Imagem: Isabella Sanguinetti

Com objetivo de promover uma discussão sobre o racismo dentro das universidades, o Centro de Estudos Avançados, por meio da Curadoria de Migrações e Direitos Humanos, convida todos a assistirem à live “A relação entre o acolhimento e o racismo no cotidiano das universidades”.

Apesar da sala de aula e seus entornos serem locais de constantes interações, as relações desenvolvidas, por vezes, carecem de respeito ao outro e de sensibilidade para com a diversidade cultural, de gênero, de classe, e étnico-racial. Este estranhamento das eventuais diferenças chega a ganhar contornos perversos, transmutando-se em práticas de racismo, misoginia, homofobia, entre outras.

Na ocasião do evento, a Profª. Drª. Silvia Garcia Nogueira (PPGRI-UEPB) discutirá um caminho para o combate à discriminação nestes ambientes. Em uma perspectiva do paradigma do dom e da hospitalidade, ela falará sobre as boas práticas de acolhimento e bem receber. A professora é pós-doutora em Relações Internacionais pela Universidade de Lisboa, doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e, atualmente, atua como professora efetiva na graduação e pós-graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Para compor o debate, foi convidado o Prof. Dr. Deolindo Nunes de Barro, que tem pós-doutorados em Antropologia de Populações pela Universidade Federal de Campinas (Unicamp), e em Política Internacional pela UEPB. Atualmente, é professor adjunto na Universidade da Integração Nacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

Como moderadora do evento, a Profª. Drª. Mônica de Lourdes Neves Santana guiará a discussão

A transmissão será pelo canal do YouTube da Coordenadoria Futuro, no dia 23/03, às 9h.

Comentários: 1

1. […] Anterior: Post anterior: Live | A relação entre o acolhimento do cotidiano das universidades Pesquisar […]