COMEMORAÇÃO E CENTENÁRIO DE EDGAR MORIN: Palestra com Alfredo Pena-Vega sobre O Futuro da Terra-Pátria (L’avenir de Terre-Patri)

O Centro de estudos avançados (CEA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) apresenta, juntamente a Coordenadoria Futuro, o webinar L’avenir de Terre-Patri, em celebração do centenário de Edgar Morin, antropólogo, sociólogo e filósofo francês.

O momento contará com grandes pensadores contemporâneos que debaterão sobre as ideias de Edgar Morin que inspiraram a escrita do livro “Terre-Patrie” que é coordenado por Alfredo Pena-Vega. Ele realizará um webinar seguido de debate em torno da coletânea que acaba de publicar na França sobre o título “L’avenir de la terre-patrie” que constitui uma justa homenagem ao belo livro Terre-Patrie que Edgar Morin publicou inicialmente na França em 1993 e, posteriormente, no Brasil, em 1995. Neste livro, Morin fala das perspectivas de surgimento de uma comunidade de destino terrestre formada a partir de uma tomada de consciência coletiva sobre nossas responsabilidades do planeta Terra como nossa pátria. Pena Vega retoma com oportunidade o tema do livro para explorar as dificuldades contemporâneas de se construir este projeto coletivo apontando brechas e possibilidades, utopias e esperanças de um mundo mais solidário e convivalista.

Na ocasião estarão conosco o professor Elimar Pinheiro, coordenador do Laboratório de Estudos sobre o Turismo Sustentável (LETS). Professor Cristovam Buarque, ex-reitor da Universidade de Brasília e pesquisador do CDS Centro de Desenvolvimento Sustentável. Professora Maria de Jesus de Britto, arquiteta, urbanista e Coordenadora do Centro de Estudos Avançados da UFPE e Professora Vanice Santiago, membro do Conselho Estadual de Meio Ambiente-Consema/PE e da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de Pernambuco – CIEA/PE.

O evento será transmitido pelo YouTube da Coordenadoria Futuro, às 17h, do dia 23 de novembro.