O Instituto Futuro foi criado com o objetivo de prospectar e responder a questões prementes da vida da Humanidade e do Planeta, sempre buscando o diálogo entre as ciências e as humanidades, entendendo que este caminho possibilita a construção de consciências éticas e proativas.
Os encontros, entrevistas, mesas redondas, organizados no Instituto Futuro, nós os denominamos de “Prospecta”. Neste dia 11 de março, quinta feira, às 17 horas, estaremos “prospectando a proposta de um Banco Central Independente, a partir da demanda de uma de suas curadorias: o Prospecta Brasil.
Para este Prospecta Brasil, pretendemos prospectar e responder à seguinte pergunta central:
Que futuro está sendo construído na perspectiva de um Banco
Central independente:
a) Para o Estado, ao qual a UFPE faz parte?
b) Para a Sociedade, da qual a comunidade acadêmica da faz parte?
c) Para a Economia, um dos objetos de pesquisa da UFPE?
d) Para a Democracia, que orienta a sociedade brasileira e orienta a
pesquisa, ensino e extensão da UFPE?
e) Para a Natureza, cuja defesa é imperativa para a UFPE?
A exemplo do que fizemos nos encontros anteriores, oferecemos informações e análises, em caráter preliminar, para dar suporte às exposições e debates acerca dos temas apresentados e debatidos. Daí, o Caderno IF que ora oferecemos, tentando colaborar para a reflexão que nos propomos. Algumas questões que dialogam com a pergunta central deste Prospecta podem nos ajudar a perceber o contexto no qual vem sendo gestada a proposta do Banco Central Independente:
- O que motivou a proposição e aprovação do Projeto de Lei
Complementar 19/2019 (PLCBC 19)? - O que propõe o PLCBC 19?
- Qual o impacto do PLCBC 19:
No Estado
Na Sociedade
Na Economia
Na Democracia
Na Natureza? - Qual o seu impacto no Plano da Vida Real do Povo Brasileiro?
Convidamos a comunidade acadêmica da UFPE, nossos parceiros e organizações da Sociedade com as quais é constituída a Agenda de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFPE a essas reflexões. Depositamos uma enorme ênfase sobre o tema “banco Central Independente”, por consideramos que ele faz parte de uma “família de projetos”, que desenha um presente e um futuro que se anunciam de forma contundente, quando o Brasil ultrapassa a marca de 250.000 mortes causadas pela Covid 19.
A proposição e aprovação do projeto de um “banco central independente” pode ser interpretada como a criação de um vírus de contágio e letalidade imensos! Vamos entrar nessa nova epidemia?
Nossos convidados:
Ricardo Carneiro – prof. UNICAMP – palestrante
Juliana Esteves – prof. UFPE – comentadora
Laercio Portela – Jornalista – comentador
Pedro Lapa – Curador
Tenha acesso ao caderno Prospecta Brasil através do link: https://drive.google.com/drive/folders/17yRbalILy12mivIcntSrO7vQltArdCrN?usp=sharing
Nenhum comentário