A forma segue a natureza: uma perspectiva sustentável de se fazer arquitetura

O respeito e cuidado com o planeta, o trabalhar sustentável, deve ser a regra de todo o profissional. A partir do entendimento de que a arquitetura deve ser também sustentável, o arquiteto Koichi Takada, por meio de um projeto/conceito chamado Sunflower House, ou ‘Casa Girassol’, traz uma perspectiva de se projetar e construir que busca atender melhor à relação entre arquitetura e natureza.

A casa é inspirada nos girassóis, não só estética, mas também funcionalmente. Ela possui um teto que se inclina para captar o máximo de luz solar (chegando a captar 40% a mais que o método estático convencional de captação), transformando-a em energia solar, bem como conta com um sistema de climatização que utiliza o ar frio do solo e com captação e uso das águas pluviais.

A partir dela, Takada levanta a ideia de que assim como a Bauhaus no século passado respondeu às necessidades de sua época industrializada com o postulado de que ‘a forma segue a função’, hoje, com os novos desafios sustentáveis relacionados ao clima, poluição, explosão demográfica, dentre outros, o postulado melhor seria ‘a forma segue a natureza’.

Se inspirar na natureza, não só na estética, mas principalmente na funcionalidade dela, pode ser a chave para uma arquitetura mais sustentável, que cultive e preserve mais a vida.

Acesse para saber mais sobre o projeto: Sunflower House – Koichi Takada Architects – Sydney

Fonte da Imagem: Sunflower House – Koichi Takada Architects – Sydney . Acesso em 12 de Fevereiro de 2021.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário