Três décadas após acidente na Usina Nuclear, fauna nativa volta a habitar a região. Uma das hipóteses para este renascimento é a ausência da atividade humana no local
Mesmo com acontecimentos terríveis, podemos aprender lições valiosas para o presente, e prospectar um futuro mais sustentável.
Nesta pandemia, já publicamos sobre como a redução de atividades humanas devido a quarentena rigorosa desinibiu os animais de andarem nos espaços públicos da cidade, ou ao menos aguçou nossa percepção para observá-los. Veja aqui.
Em Chernobyl, uma das hipóteses da volta da fauna está relacionada a redução drástica das atividades humanas. Para saber mais, acompanhe as seguintes matérias:
Chernobyl: vida selvagem está de volta após desastre radioativo. Disponível em <https://bluevisionbraskem.com/inteligencia/chernobyl-vida-selvagem-esta-de-volta-apos-desastre-radioativo/>. Acesso em 17 de Setembro de 2020
Vídeos raros mostram animais selvagens de Chernobyl. Disponível em <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-54156738>. Acesso em 17 de Setembro de 2020.
Diante de tal panorama, podemos refletir: Até que ponto o homem pode e deve interferir na natureza, para usufruir dos benefícios dela, e ela dele(como agente racional que faz parte da própria natureza)? Essa reflexão, juntamente com exemplos como estes acima apresentados, pode ser o primeiro passo para preservamos este mundo e vivermos bem.
Nenhum comentário