PETER SLOTERDIJK “PRECISAMOS DE UMA DECLARAÇÃO GERAL DE DEPENDÊNCIA UNIVERSAL”

Peter Sloterdijk é um filósofo fenomenólogo alemão considerado um dos grandes renovadores da filosofia contemporânea, em uma entrevista para El País, ele fala sobre como será o mundo pós pandemia.

Considerando nossos padrões de consumo, Peter acredita que no atual cenário, a incessante busca pelo consumismo foi quebrada, a atmosfera de frivolidades foi interrompida e a consciência de comunidade que está sendo trabalhada em todos os países dificultara a volta dos padrões de consumo anteriores. Pois, diferente de como aconteceu em outras épocas, onde surtos de vírus pouco deixou de mudanças de hábitos, agora, entretanto, devido a globalização, a interconectivade afetou fortemente a vidas de todos.

A crise que estamos vivenciando despertara em cada indivíduo a compreensão sobre uma responsabilidade social e uma necessidade mais profunda sobre a pratica de mutualismo. Peter explana a necessidade de deixar de lado o individualismo de cada pais, pois, a pandemia deixou claro que vivemos em uma dependência universal, a sobrevivência é indiferente a nacionalidades e civilizações. “A necessidade de um escudo universal para proteger todos os membros da comunidade humana não é mais utópica”, diz Peter Sloterdijk.

Veja a entrevista na integra pelo site Fronteiras de Pensamento < https://www.fronteiras.com/entrevistas/precisamos-de-uma-declaracao-geral-de-dependencia-universal>

Nenhum comentário

Adicione seu comentário