Rede Municipal de Glória do Goitá é Destaque Idepe
Depois dos bons resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) obtidos pelas redes municipais de Feira Nova e Glória de Goitá, o Hub Educat novamente comemora o fato de uma das nossas parcerias ter se destacado no Prêmio Idepe (para os melhores desempenhos no Índice de Desenvolvimento à Educação de Pernambuco).
“Em 2018, havia uma lacuna muito grande nos anos finais, muita dificuldade em alguns descritores, tanto para os professores repassarem quanto para os alunos aprenderem”, lembrava na semana passada a secretária de Educação, Cultura e Esportes de Glória do Goitá, Fátima Santana. Em pouco tempo de parceria através da Redec, a mudança é sentida e reconhecida pelo Governo do Estado, que colocou o município justamente como Destaque Idepe pelo maior crescimento da rede nos anos finais do Ensino Fundamental.
A gestora lembra que algumas intervenções foram feitas internamente na Secretaria de Educação, destaca uma programação de aulões de Português e Matemática. Mas faz questão de citar cursos desenvolvidos pela Redec como os de Gestão Inovadora, Metodologias Ativas e Cultura Maker como fundamentais, além de profissionais como Fredson Murilo, Dalvaneide Araujo, Mariana Arantes e Marcos Barros.
Em Glória do Goitá, o resultado – obtido através de um coeficiente que envolve a nota na Prova Brasil dos alunos do 5º e 9º ano e uma avaliação de critérios objetivos – chegou a 4,7 nos anos iniciais e 4,2 para as turmas que encerram a Educação Básica. Professora de Português da Escola Municipal Maria Alzenira, em Glória do Goitá, Vanusa Gomes comemora também a melhoria obtida pela instituição em que atua, que já bateu a meta que o MEC colocou para 2021.
A educadora conta que antes de participar das Redes de Vivências Formativas costumava aplicar em sala de aula a metodologia tradicional de ensino. “A partir das metodologias ativas aplicadas em sala de aula, os nossos alunos passaram a ser protagonistas do processo de aprendizagem. Vimos que muitos docentes estavam presos no passado e eu era uma delas”, conta.
A professora é fundadora de um projeto chamado Chá Literário, que conseguiu engajar os alunos da Escola Maria Alzenira. “Eu propus aos meus alunos que eles fizessem leitura sobre a vida e obra de Zezinha Lins e eles entraram em contato diretamente com essa escritora, que é de Glória de Goitá”, exemplifica Vanusa, feliz com o crescimento dos estudantes.
Em Feira Nova, o resultado do IDEB também foi comemorado. O crescimento nos anos iniciais da Educação Básica foi de 5,2 para 5,5, já nos anos finais a nota em 2017 era de 4,3 e chegou a 4,8 na avaliação de 2019. Em geral, as redes municipais não possuem escolas de Ensino Médio, já que elas são do Governo do Estado.
Um dos investimentos apontados como importantes para um bom resultado pelo secretário de Educação de Feira Nova, Claudison Vieira de Albuquerque, foi a parceria com a UFPE, iniciada em 2017 através da Residência Docente nas Ciências (Redec), que mais recentemente ganhou ainda mais importância com a criação do Hub Educat.
“Foram dez formações por ano, sempre intercalando entre metodologias ativas e ensinos híbridos”, explica o secretário. Ele também lembra como pontos positivos investimentos realizados pelo município na estrutura física das escolas, aquisição de materiais e a criação de uma cultura de avaliação.
Nenhum comentário