Av. Arquitetura, s/n, Cidade Universitária - Recife, PE
coordenacao.ceerma@ufpe.br
+55 (81) 2126 7112

Análise de resultados pré e pós-imunização evidenciam impacto positivo da vacinação contra a Covid-19

A metodologia Bayesiana permite a atualização de distribuições probabilísticas de parâmetros de interesse à medida que evidências se tornam disponíveis. Ela foi apontada como adequada para modelar a incerteza e aprimorar o conhecimento sobre a soroprevalência do SARS-CoV-2 – a proporção de casos de infecção do agente patogênico da Covid-19 numa determinada população, medida através de exames do soro sanguíneo – no cenário de pré e pós-campanhas de vacinação. Essa abordagem é apresentada no artigo “Seroprevalence of SARS-CoV-2 on health professionals via Bayesian estimation: a Brazilian case study before and after vaccines” (“Soroprevalência de SARS-CoV-2 em profissionais de saúde via estimação Bayesiana: estudo de um caso brasileiro antes e depois das vacinas”), publicado na revista internacional Acta Tropica (estrato A1 do Qualis Unificado). É o primeiro relato de soroprevalência entre profissionais de saúde no Brasil após o início da campanha de vacinação, resultante de trabalho interdisciplinar envolvendo pesquisadores dos três campi da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Essa pesquisa foi realizada em continuidade ao estudo “SerumCovid database: Description and preliminary analysis of serological Covid-19 diagnosis in healthcare workers” (“Banco de dados SerumCovid: descrição e análise preliminar do diagnóstico sorológico de Covid-19 em profissionais de saúde”), disponível na revista PlosONE (também no estrato A1 do Qualis Unificado). “Esse primeiro artigo contribui para o entendimento do comportamento sorológico após contato com o vírus (antes da vacina) em profissionais da saúde, enquanto o segundo artigo apresenta uma metodologia para atualização da soroprevalência nessa população, à medida que novas informações tornam-se disponíveis”, explica a autora do estudo e integrante do Centro de Estudos e Ensaios em Risco e Modelagem Ambiental (CEERMA), professora Isis Didier Lins.

No estudo envolvendo a metodologia Bayesiana, observaram-se os níveis dos anticorpos IgA e IgG antes e depois da vacinação. “Os níveis mais altos de IgA são detectáveis no soro sanguíneo no início da infecção e tendem a cair. Já o IgG se expressa mais tardiamente e é detectável por longo período”, explica a pesquisadora Ana Lisa Gomes, também autora dos artigos. A população de estudo foi composta por 432 profissionais de saúde de Vitória de Santo Antão e mais de 620 coletas, visto que parte das pessoas foi testada mais de uma vez.

Os resultados obtidos evidenciam a importância das vacinas como medida eficaz na indução de soroconversão, que leva a teste sorológico positivo (observação de presença significativa de anticorpo contra o vírus), sugerindo, portanto, proteção e, consequentemente, desenvolvimento de formas mais leves da Covid-19.

Além de Isis Didier Lins, do CEERMA e do Departamento de Engenharia de Produção (DEP), no Campus Recife, e Ana Lisa Gomes, do Departamento de Enfermagem do Centro Acadêmico de Vitória (CAV), a pesquisa contou com a colaboração de Caio Souto Maior, do CEERMA e Núcleo de Tecnologia do Centro Acadêmico do Agreste (CAA); Márcio Moura, João Mateus Santana, Leonardo Raupp e Felipe Felipe, do CEERMA e do DEP; Mariana Fernandes, do Departamento de Educação Física do CAV; e Alice Araújo, do Departamento de Saúde Coletiva, também do CAV. Os resultados do trabalho serão atualizados tão logo um novo banco de dados com amostras após a terceira e quarta doses de vacinação estiver disponível.

Clique aqui para ler a reportagem completa da ASCOM – UFPE.

Fonte: ASCOM – UFPE.