Pesquisadores Associados

Cleiton Calebe da Silva Guerra

Doutorando bolsista pelo Ministério da Educação Chinês na Universidade de Wuhan na área de Literatura Clássica Chinesa, na linha de pesquisa em Literatura Clássica Confucionista e Taoísta.

Mestre em Literatura Clássica Chinesa pela Universidade de Wuhan, China.

Graduado em LetrasMandarim e Literatura Chinesa pela Universidade JiaoTong de Xi’an, China.

Criador do poscast BiYiNiao do Livro sobre cultura chinesa clássica e seus desdobramentos.

Carlos Ribeiro Caldas Neto
Professor de língua chinesa do Instituto Confúcio da UNESP.
Graduação em Letras, com habilitação em língua e literatura chinesa (USP) & Estudou língua chinesa na Hubei University.

Márcia Luiza Cruz Aguirre
Bacharela em Relações Internacionais (UNIPAMPA).

Pós-graduada em Desenvolvimento Territorial e Agroecologia (UERGS) e em Relações Internacionais Contemporâneas (UNIPAMPA).

Mestranda pelo programa de pós-graduação em Economia do Desenvolvimento pela PUCRS.

Embora pesquise sobre agricultura e meio ambiente dentro da Economia e das Relações Internacionais, tem como hobby ler autores asiáticos, principalmente do oriente médio, leste e sudeste da Ásia.

Heliane Ferreira
Licenciada em História pela Universidade Estácio de Sá (2018).

Pós-graduação Latu Senso CEHAN pelo Núcleo de Estudos da Antiguidade NEAUERJ-CEHAN (ouvinte 2013) e
Pesquisadora NEA-UERJ em pesquisa Grécia séculos IV-V (2016-2018).

Participou do grupo de pesquisa certificado pelo CNPq “Escritas da História” no Museu Histórico Nacional e integrante do grupo de estudo do Seminário Permanente no Museu Histórico Nacional (2017-2021).

Atualmente leciona na área da escrita criativa, roteiros para produção independente de áudio visual e cinema. Prestadora de serviços e orientações para autores independentes na produção de conteúdo para as mídias sociais. Divulgação de produção independe para produtores na rede social.

Scarlett Siqueira do Valle

Doutoranda em Comunicação e Semiótica da PUC-SP. Membro do Centro de Estudos Orientais da PUC-SP coordenado pela Professora Dra. Christine Greiner.

Bolsista CAPES

Mestre em Artes da Cena na Escola Superior de Artes Célia Helena – SP, com o tema No Caminho do Bushido Encontrei Hana Sakura.

Idealização, Dramaturgia e Direção do Monólogo Sobre Meyerhold com ator Patrick Villela com temporada no mês de Junho de 2019 no Viga Espaço Cênico.

Coordenadora e diretora do Grupo de Estudos do Mestrado “A Máscara e o Corpo” que trabalhou com o corpo de marionetes e bonecos, como por exemplo o estilo Ningyo buri do Teatro Kabuki inspirado no Teatro Bunraku entre 201-2019.

Xiong Ziwei

Mestranda no Programa de Legras da USP.

Professora de Mandarim do Instituto Confúcio UNESP.

Pesquisadora Residente em Observa China (Think Thank).

Ex-Fellow do Ministério das Relações Exteriores de Taiwan (MOFA) e do Fundo de Taiwan para o Desenvolvimento e Cooperação Internacional (FDCIT).

Alexsandro Pizziolo

Historiador e tradutor.

Mestrando em Estudos da linguagem (PUC-Rio).

Atua na interseção entre os Estudos da Tradução, os Estudos Literários e a História.

Pesquisa a História da Literatura Coreana e a Literatura coreana traduzida no Brasil.

Álvaro Lima

Engenharia da Computação (UFPE)

e-mail: alvaro.oliverlima@gmail.com

Maria Élida de Souza Santos

Graduanda em Licenciatura em Letras –
Português-Inglês, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

e-mail pesquisadoraelidasouza@gmail.com

Maria Luíza Mello

Laval (Mayenne) – França

e-mail: studygrampolyglotte@gmail.com

Ana Clara Assis

Designer, Belo Horizonte (MG)

e-mail: contato.topik1br@gmail.com

Vitória Salete Soares Ribeiro de Souza Baptista

Graduanda em Direito, College of International Education of Shanghai University

e-mail: vitoriasaletesoares@gmail.com

Gladhys Elliona Syahutari
  • Escritora, Pesquisadora e Tradutora.
  • Universitas Gadjah Mada (2022).
  • Universitas Indonesia (2017), Jacarta – Indonésia.
  • e-mail syahtari@gmail.com