Evento foi realizado na sexta-feira (2), no Gabinete do Reitor

05/02/2024  14:45Ascom

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Pernambuco (Sebrae-PE) firmaram, na sexta-feira (2), um acordo de cooperação técnica, científica e cultural com a finalidade de fomentar o empreendedorismo universitário, gerar empreendimentos inovadores e auxiliar a gestão dos mecanismos de geração de empreendimentos vinculados ao Ambiente Promotor de Inovação da UFPE.

Foto: Luíza Cabral Saraiva

Dirigentes das duas instituições buscam fortalecer parceria existente

“Estamos muito felizes com esta oportunidade de fortalecer laços com o Sebrae-PE e a possibilidade de construir novas iniciativas. Precisaremos de apoios para o projeto amplo de ocupação do Edifício Celso Furtado”, afirmou o reitor Alfredo Gomes, referindo-se à instalação de iniciativas ligadas ao Polo Tecnológico e Criativo da UFPE (Polo Tec) na antiga sede da Sudene.

A solenidade organizada para a assinatura do documento pelo reitor Alfredo Gomes e pela diretora técnica do Sebrae-PE, Josiana Rocha, reuniu alguns representantes das duas partes do acordo no Gabinete do Reitor. O grupo conversou sobre projetos que estão sendo realizados na Universidade e temas como empregabilidade e aplicação do conhecimento gerado com as pesquisas acadêmicas no enfrentamento dos desafios que se apresentam para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil.

Pela UFPE, participaram do encontro o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Pedro Carelli; o diretor de Inovação e Empreendedorismo, José Roberto Ferreira Guerra; a coordenadora substituta de Empreendedorismo e Incubação, Simone de Lira Almeida; a coordenadora de Propriedade Intelectual, Antonieta Lynch de Moraes; e o analista de Inovação Ederson Melo. Já o Sebrae também foi representado pelo diretor-superintendente Murilo Guerra e pelos analistas Maria da Conceição Moraes e Thiago Suruagy.

“A UFPE e o Sebrae têm uma colaboração fantástica há muitos anos. Vejo este acordo como uma renovação do trabalho que vinha sendo feito e que foi fundamental para o Polo Tec”, avaliou o pró-reitor Pedro Carelli.

O diretor José Roberto Ferreira Guerra completou: “Desde 2020, quando fizemos o lançamento dos primeiros editais, até hoje, quando vemos o amadurecimento do Polo Tec. O Sebrae esteve presente em todos os momentos. Este acordo consolida esta relação”.

TERMOS DO ACORDO – Com vigência de 60 meses a partir da data de assinatura do termo e recursos humanos e materiais custeados pelas duas partes do acordo, esta cooperação entre a UFPE e o Sebrae poderá ocorrer na forma de “intercâmbio de conhecimentos, experiências e informações técnico-científicas; desenvolvimento de cursos, programas, projetos e eventos de interesse comum, no campo do ensino, da pesquisa, inovação e extensão universitária; intercâmbio de técnicos e membros pertencentes às instituições para atuarem nas atividades acordadas; uso conjunto do auditório e laboratórios de ambas as instituições e outros espaços internos”.

À Universidade, caberá atuar como incubadora dos empreendimentos atendidos, vinculados por meio de editais do Polo Tec; articular junto à comunidade acadêmica atividades para formação de empreendedorismo; articular junto aos empreendedores vinculados ao Polo Tec a participação em atividades para suporte à formação de startups em conjunto com o Sebrae e realizar a gestão do programa de incubação da UFPE.

Ao Sebrae, caberá propor ações conjuntas que contribuam efetivamente com o objeto deste acordo; disponibilizar as metodologias desenvolvidas pelo Sebrae para o alcance do objeto deste acordo, conforme as normas de contratação; disponibilizar os técnicos da Unidade de Negócios Inovadores para contribuir com o objeto deste acordo; contribuir para a execução do programa de incubação da UFPE e contribuir para a conexão dos negócios graduados com seus mercados prioritários.

UFPE e Sebrae assinam acordo de cooperação para fomentar empreendedorismo