LAMETA

Laboratório Multiusuário de Água, Energia e Tecnologia Ambiental

Edital FACEPE 15/2019: Apoio à disponibilização para a pesquisa de laboratórios multiusuário

COORDENADORES DO PROJETO

Mario Takayuki Kato: Coordenador

Sávia Gavazza: Vice-coordenadora

 

INSTITUCIONAL

O LAMETA é um laboratório multiusuário locado no Departamento de Engenharia Civil e Ambiental  da Universidade Federal de Pernambuco (DECIVIL-CTG-UFPE).

Com um corpo técnico-científico de alto nível, o LAMETA foi criado em 2019 (Edital FACEPE 15/2019), com o objetivo de disponibilizar uma moderna infraestrutura com equipamentos de média e alta complexidade para comunidade científica e privada através da prestação de serviço.

O LAMETA atua nas áreas de análises ambientais, ancorado por três laboratórios integrados de ensino, pesquisa e prestação de serviços: o Laboratório de Saneamento Ambiental (LSA, desde 1986), o Laboratório de Resíduos e Efluentes (LAIRE, desde 2013) e o Laboratório de Biologia Molecular e Tecnologia Ambiental (LABIOTA, desde 2019). Desta forma, essa tríade forma um único laboratório integrado de Saneamento Ambiental, o LSA-UFPE, que congrega esforços a fim de viabilizar as possibilidades de análises ambientais do LAMETA.

O LAMETA está capacitado para dar suporte às atividades de pesquisa e prestação de serviços como: análises físicas, químicas, microbiológicas, cromatográficas, exames e ensaios diversos aplicados ao monitoramento de mananciais, biorremediação, tratamento de efluentes industriais e domésticos, reuso de água, produção de energia e produtos de valor agregado a partir de resíduos.

O LAMETA conta com equipamentos adquiridos com recursos de projetos aprovados por FACEPE, CNPq, CAPES, FINEPE e CT-INFRA ao longo da história do LSA-UFPE. 

O Laboratório Multiusuário de Água, Energia e Tecnologia Ambiental (LAMETA), sediado no Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (DECIVIL-CTG-UFPE), é um conjunto de instalações físicas e instrumentais, cujo escopo é o apoio à pesquisa e serviços. Congrega equipamentos e oferece serviços a usuários internos e externos à UFPE, executados por técnicos especialistas do LAMETA; o próprio usuário poderá utilizar alguns dos equipamentos somente após treinamento e sob supervisão dos técnicos do LAMETA, visando otimizar o uso dos equipamentos disponíveis.

O LAMETA atua em análises, ensaios e serviços ambientais e é ancorado em três laboratórios integrados e existentes no DECIVIL: Laboratório de Saneamento Ambiental (LSA) com 150 m², Laboratório Integrado de Resíduos e Efluentes (LAIRE) com 350 m², ambos situados no CTG-UFPE; e o Laboratório de Biologia Molecular e Tecnologia Ambiental (LABIOTA) com 500 m², situado no prédio do Instituto LITPEG da UFPE.

O LAMETA é gerenciado por um Comitê Gestor Diretivo (CGD), coordenado pelo Prof. Dr. Mario Takayuki Kato e Profa. Dra. Sávia Gavazza dos Santos Pessôa, com colaboração do Comitê Gestor Operacional (CGO): de Serviços, de Equipamentos, de Recursos Humanos, de Comunicação Externa e de Operações, além de uma Comissão de Usuários (CUR).

 

Equipamentos de Cromatografia

Equipamentos de Biologia Molecular

Equipamentos para preparação de amostras e reatores

O LAMETA disponibiliza as instalações para pesquisadores ou usuários da UFPE, de outras instituições/empresas públicas e/ou privadas. Para isso, você que é pesquisador e/ou usuário, entre em contato conosco através do preenchimento do nosso Formulário de Solicitação de Cadastro e Serviços (FCS), em seguida envie o para o e-mail: lameta.ufpe@gmail.com.

FCS-FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE CADASTRO E SERVIÇOS

SERVIÇOS LAMETA-VERSÃO 1.0

Em caso de dúvidas entre em contato conosco através do e-mail: lameta.ufpe@gmail.com, colocando no assunto dúvida.